ESTILO DE VIDA

Análise combinatória: veja a definição e o princípio da multiplicação!

A análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, com a finalidade de analisar as possibilidades e as combinações.

None
análise combinatória fatorial

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 12:22
Atualizado às 15:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, com a finalidade de analisar as possibilidades e as combinações. Ou seja, podemos caracterizá-la como sendo um conjunto de possibilidades constituído por elementos finitos.

Exemplo: Isabela precisa comprar uma blusa e a loja em que está possui 3 modelos de blusas diferentes nas cores: azul, vermelho, verde e rosa. Quantas opções de escolha Isabela possui? M = 3 (modelos diferentes de blusas), N = 4 (cores que as blusas possuem)

M x N = 3 x 4 = 12

Resposta: Isabela possui 12 possibilidades de escolha.

Agora, vamos às propriedades:

Princípio multiplicativo

O princípio multiplicativo é a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem necessidade de enumerar os elementos. Se um evento é dividido em duas etapas, em que para realizar a primeira etapa existem m possibilidades e para cada uma delas a segunda etapa pode ocorrer de n modos distintos, então esse evento pode ocorrer de m x n maneiras distintas.

Fatorial

Dado um número natural n ≥ 2, chamamos de fatorial de n, ao número indicado por n!, tal que:

análise combinatória fatorial

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini