ESTILO DE VIDA

Amigos do sono: conheça alimentos que facilitam as noites bem dormidas!

A alimentação tem influencia em 100% das nossas atividades diárias, inclusive o sono. Saiba quais alimentos são indicados para uma noite tranquila.

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/01/2017 às 19:26
Atualizado às 17:15

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Ao longo do dia, nem sempre as pessoas têm tempo de escolher os alimentos que irão ingerir. Muitas vezes, a correria cotidiana exige que o consumo seja com o que temos ao alcance, e não com que o nosso corpo realmente precisa. Porém, à medida que o dia chega ao fim, vale a pena investir em cuidados para que as refeições não prejudiquem a qualidade do sono. Segundo especialistas, muitas pessoas sofrem com as noites mal dormidas, porém, quando o problema se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado com os efeitos negativos. A consequência mais comum é causada pelo sono interrompido que faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos.

Trate seu problema

Problemas com o sono podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e, quem sofre com esse mal, pode apresentar sonolência e cansaço durante o dia, assim como dificuldade de prestar atenção e concentrar-se no trabalho e na escola. Dependendo da gravidade da insônia, é possível desenvolver complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão e diabetes. Por isso, é fundamental que o problema seja tratado. Em um primeiro momento, a pessoa pode adotar novos hábitos, como evitar bebidas que contenham cafeína e estimulam o sistema nervoso central, deitar-se mais cedo ou apostar em alguma técnica de relaxamento. Se nada disso der certo, é importante procurar um médico especializado para ajudá-la a identificar as causas e encontrar mecanismos eficientes para lidar com o problema.

Prato de comida com filé de frango grelhado, arroz, salada de tomate e alface e feijão, laranja e maracujá

Fotos: Shutterstock.com

Alimentação pode prevenir e tratar

Uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos e disciplina no horário para dormir, são armas poderosas contra a insônia, ou seja, assim como alguns hábitos podem garantir uma noite de sono mais tranquila, existem alimentos que também podem ajudar na hora de dormir.
Alimentos ricos em triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois essa substância participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono. Confira uma lista de alimentos que irão ajudar você a dormir bem:

Banana

É rica em triptofano, aminoácido responsável por unir as vitaminas do complexo B no cérebro, ajudando a formar a serotonina. E, na presença de cálcio, participa da produção de melatonina, substância que auxilia a ter uma boa noite de sono. Por conter grande quantidade de potássio, a fruta é grande aliada dos hipertensos. Além disso, possui boa porção de fibras, o que gera a sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

Leite

Quente ou frio, um copo de leite é uma boa opção para tomar antes de dormir, já que o alimento é outra fonte de triptofano, o aminoácido que auxilia na formação do hormônio do bem-estar. Além disso, ele possui fósforo e vitaminas A, do complexo B, D e E. Existem razões de sobra para incluí-lo no cardápio, no entanto, a versão desnatada é a mais indicada, por conter menor quantidade de gorduras.

Couve

Essa hortaliça é uma excelente fonte de magnésio, cálcio e vitamina B e, ainda ajuda a relaxar. Pode ser consumida no jantar.

Maracujá

A sua fama de tranquilizante não é à toa. Isso porque a fruta possui alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central, ajudando a combater a ansiedade, distúrbios do sono e até mesmo a depressão. Os benefícios não estão concentrados somente na polpa, já que as folhas do fruto também são muito bem-vindas na preparação de chás.

Laranja

Frutas cítricas como a laranja carregam consigo vitamina C, diminuindo a secreção de cortisol, hormônio liberado em casos de estresse e ansiedade. Os benefícios da fruta não param por aí. Seu bagaço é rico em fibras, que ajudam o intestino a funcionar regularmente e gerar a sensação de saciedade.

Farinha de linhaça, alface e banana

Foto: Shutterstock.com

Linhaça

Esse tipo de cereal tornou-se famoso nas dietas de emagrecimento. A linhaça contém ômega 3, um ácido graxo diretamente envolvido com a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Camomila

Essa erva contém propriedades calmantes, que podem promover uma noite longa e tranquila de sono, aliviando os efeitos do estresse. Uma xícara (chá) pouco antes de dormir é uma boa sugestão.

Queijo

O triptofano também está presente nesse tipo de alimento. Mas prefira queijos magros, com menor quantidade de gordura. Caso opte por um lanche no jantar, deve-se incluir uma ou duas fatias no sanduíche.

Semente de gergelim

São fontes de vitamina B6, nutriente essencial para a conversão do triptofano em serotonina. Além disso, o alimento é uma excelente fonte de vitamina E, que atua como antioxidante, expulsando os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Mel

“Aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina, neurotransmissor que, recentemente, tem sido associado à insônia. Tente acrescentar uma pequena quantidade de mel em seu chá de camomila antes de dormir”, explica Vanessa.

Abacate

Essa fruta é uma excelente opção para uma bela vitamina, além de ajudar a espantar de vez a ansiedade. Isso porque possui nutrientes que controlam os níveis de cortisol, um hormônio ligado à irritação e ao nervosismo.

Alface

De vários tipos, a alface, além de pouco calórica — auxiliando quem deseja emagrecer — , é excelente para acalmar os ânimos. A verdura possui em seu caule e em suas folhas uma substância chamada lactucina, que é a grande responsável pelo poder sedativo e analgésico da planta.

Texto: Redação Alto Astral

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