ESTILO DE VIDA

Entenda o que é o amido resistente presente na banana verde

O amido resistente age como fibras no organismo, ajudando a saciar a fome. Conheça todos os benefícios desse item presente na banana verde

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 13:51
Atualizado às 16:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Aumentar a imunidade, saciar a fome, facilitar o trânsito intestinal e ainda evitar doenças graves como o diabetes e o câncer. O consumo da banana verde é capaz de fazer essas maravilhas pela sua saúde, tudo por conta do amido resistente presente na fruta, que demora para ser digerido e ainda provoca reações benéficas ao organismo.

banana verde

Foto: Shutterstock

Como fibras

O amido pode ser classificado como digerível ou resistente. O amido digerível é rapidamente transformado em glicose para alimentar as células do corpo, produzindo energia. Já o amido resistente, presente na banana verde, passa pelo estômago e pelo intestino delgado sem sofrer alterações, sendo fermentado somente no intestino grosso. “O amido rapidamente digerível converte-se em glicose em 20 minutos. O amido lentamente digerível, em 120 minutos. O amido resistente, que resiste à ação das enzimas digestivas (do estômago), não é digerido”, explica a nutricionista Eliane Petean Arena. Dessa forma, esse tipo de amido não se transforma em açúcar e apresenta comportamento parecido ao da fibra alimentar, fazendo bem não somente ao intestino, mas para todo o organismo.

Saúde do intestino

No intestino grosso, o amido resistente é fermentado e produz substâncias que servem de fonte de energia para a produção de bactérias que fazem bem não somente ao próprio intestino. “O alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da banana verde não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do intestino”, explica Eliane. A flora intestinal é responsável pela produção de anticorpos que atuam no combate e na prevenção das doenças, formando uma barreira contra a entrada de substâncias maléficas. Por isso, quando está em equilíbrio, aumenta as defesas do corpo.

Trânsito livre

O consumo frequente de banana verde mantém a integridade da mucosa intestinal para que absorva da melhor forma todos os nutrientes que vêm da alimentação e que mantêm o organismo em bom funcionamento. Esse benefício também age contra quadros de diarreia e constipação (intestino preso), melhorando o trânsito intestinal, eliminando desconfortos e prevenindo doenças como o câncer de intestino. “A mucosa do intestino é responsável pela absorção adequada dos nutrientes, mantendo o metabolismo do corpo acelerado e ajudando também na perda de peso”, explica a nutricionista.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Eliane Petean Arena, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral