Amenizar as dores da artrite e da artrose é possível. Veja cinco maneiras!

Algumas práticas diárias são capazes de amenizar as dores da artrite e da artrose. Veja cinco maneiras que ajudam a diminuir o problema!

- Na hora de amenizar as dores da artrite e artrose, é importante acabar com diferentes hábitos que contribuem com as doenças. FOTO: Shutterstock.com

Quem sofre com a artrite ou a artrose sabe muito bem o quanto essas doenças podem comprometer o dia a dia. Isso porque as crises dolorosas resultantes de ambos os problemas costumam ser recorrentes e, com isso, a realização das tarefas mais básicas torna-se muito difícil. Então, os pacientes estão confinados a conviverem com os incômodos frequentes? Na verdade, não. Além dos medicamentos receitados pelos médicos, é possível adotar algumas medidas que irão amenizar as dores da artrite e da artrose. Veja cinco maneiras de aliviar esses problemas!

Saiba como amenizar as dores da artrite e da artrose

Na hora de amenizar as dores da artrite e da artrose, é importante acabar com diferentes hábitos que contribuem com as doenças. FOTO: Shutterstock.com

1. Aliados no prato

Contar com a ajuda da alimentação é uma ótima ideia quando se trata de prevenir e amenizar as crises de doenças reumáticas. Inimigos de inflamações e inchaços, uma vasta lista de alimentos considerados funcionais podem agir contra os efeitos negativos do reumatismo. “De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”, conta a nutricionista Carolina Marques.

2. Afaste-se de vícios

Em um único cigarro é possível encontrar mais de 4 mil substâncias tóxicas, as quais podem causar problemas variados na saúde, inclusive piorar os quadros reumáticos. Um estudo chamado “As consequências de fumar para a saúde – 50 anos de progresso”, realizado nos Estados Unidos, mostrou que o tabagismo tem influência sobre o processo inflamatório da artrite reumatoide, já que prejudica a função imunológica, além de inibir a ação de vários medicamentos.

3. Lute contra a obesidade

Pode não parecer, mas esse é um fator primordial para a evolução das doenças reumáticas. Isso porque o excesso de peso tende a causar uma sobrecarga sobre o corpo, acelerando o processo de degeneração das articulações. Por isso, conservar o ponteiro da balança dentro do recomendado é primordial. Então, lembre-se de evitar o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar, além de apostar sem medo em vegetais e ingredientes integrais.

4. Movimente-se!

Se você é uma pessoa que passa boa parte do seu dia sentado na mesmo posição ou deitado, saiba que essa atitude (aparentemente inofensiva) pode prejudicar – e muito – a sua saúde. Quando a pessoa fica parada por um longo período, há um grande acúmulo de líquido no interior da articulação inflamada, favorecendo a dor.

5. Exercícios aquáticos, sim!

Hidroginástica, natação moderada, caminhada dentro d’água… Essas e outras atividades são indicadas para quem tem artrite ou artrose, já que a dor é aliviada e o corpo fica mais flexível. Mas lembre-se de consultar seu médico antes de começar a se exercitar.

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Camila Borduqui e Carolina Marques, nutricionistas; Fernanda Mexas, fisioterapeuta

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência