Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A amamentação é o primeiro contato de verdade com o bebê tem com a sua mãe. Além disso, o leite materno é o primeiro alimento da criança!
- Foto Istock.com/Getty Images

Amamentação: um contato cheio de benefícios para o bebê

A amamentação é o primeiro contato de verdade com o bebê tem com a sua mãe. Além disso, o leite materno é o primeiro alimento da criança!

[PAGE TITLE]

Quando o bebê nasce, o primeiro contato com a mãe ocorre com por meio da amamentação. Esse ato é essencial para o desenvolvimento físico e emocional da criança. “É o alimento que protege contra doenças, estabelece o vínculo mãe com o seu filho, através do contato tátil, visual e sensorial”, afirma a fonoaudióloga Andréa Vieira de Camargo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno até dois anos, e até ao sexto mês, deve ser exclusivo. Não deve ser oferecido outro alimento como água, chás ou outros leites.

 

mulher amamentando bebê

Foto Istock.com/Getty Images

 

Benefícios

  • Proteção contra infecções e doenças respiratórias, principalmente com o colostro (leite produzido nas primeiras mamadas e de alto teor nutritivo).
  • Redução na taxa da desnutrição e mortalidade infantil antes dos dois anos de idade.
  • Ajuda no crescimento e desenvolvimento infantil.
  • Não há despesas com outros tipos de leite.

Mamadeira não!

Além de ser fonte de contaminação, a mamadeira interfere na amamentação, “  o bico da mamadeira exige menos esforço do bebê, consequentemente ele vai preferi-la, do que o peito”. Andréa explica que o esforço realizado durante a sucção no seio é fundamental para o desenvolvimento da musculatura facial, determinando o adequado desenvolvimento da fala e das funções de mastigação.

 

Leia também: 

Contra-indicações

O aleitamento materno não é indicado em casos de mães portadoras de doenças infecciosas, como HIV, tuberculose, varicela e as que usam alguns medicamentos. É preciso sempre buscar orientação médica.

Consultoria  Andréa Vieira de Camargo, fonoaudióloga

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Apesar de serem bastante calóricas, o consumo das nozes é recomendo por conta dos seus inúmeros benefícios para a saúde. Confira mais sobre!

Estilo de vida

Bruxismo é um problema psicológico que afeta muitas pessoas sem elas ao menos saberem. Veja quais são os sintomas e como tratar!

Estilo de vida

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que param de funcionar de um dia para o outro. Confira 5 respostas sobre o tema!

Estilo de vida

Dentre os cuidados relativos à saúde masculina está a atenção à próstata. Confira quais são os 3 principais problemas que atingem a região e seus sintomas.

Estilo de vida

Óleo de Prímula: poderosa arma contra a TPM, o óleo obtido a partir das sementes dessa flor ainda tem ação anti-inflamatória, melhorando dores crônicas

Estilo de vida

Os agrotóxicos estão presentes em muitos alimentos e não somente nos derivados de plantações. Entenda mais sobre os danos que eles podem causar à saúde!

Estilo de vida

O mel é um grande remédio natural, tanto para prevenir como para tratar algumas doenças. A prova disso é o seu uso medicinal. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Fernanda Souza contou que tinha dores e incômodos com os seios grandes. Se você também deseja reduzir as mamas, entenda mais sobre essa cirurgia!