ESTILO DE VIDA

Amamentação: um contato cheio de benefícios para o bebê

A amamentação é o primeiro contato de verdade com o bebê tem com a sua mãe. Além disso, o leite materno é o primeiro alimento da criança!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 20:07
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando o bebê nasce, o primeiro contato com a mãe ocorre com por meio da amamentação. Esse ato é essencial para o desenvolvimento físico e emocional da criança. “É o alimento que protege contra doenças, estabelece o vínculo mãe com o seu filho, através do contato tátil, visual e sensorial”, afirma a fonoaudióloga Andréa Vieira de Camargo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno até dois anos, e até ao sexto mês, deve ser exclusivo. Não deve ser oferecido outro alimento como água, chás ou outros leites.

mulher amamentando bebê

Foto Istock.com/Getty Images

Benefícios

  • Proteção contra infecções e doenças respiratórias, principalmente com o colostro (leite produzido nas primeiras mamadas e de alto teor nutritivo).
  • Redução na taxa da desnutrição e mortalidade infantil antes dos dois anos de idade.
  • Ajuda no crescimento e desenvolvimento infantil.
  • Não há despesas com outros tipos de leite.

Mamadeira não!

Além de ser fonte de contaminação, a mamadeira interfere na amamentação, “  o bico da mamadeira exige menos esforço do bebê, consequentemente ele vai preferi-la, do que o peito”. Andréa explica que o esforço realizado durante a sucção no seio é fundamental para o desenvolvimento da musculatura facial, determinando o adequado desenvolvimento da fala e das funções de mastigação.

Leia também: 

Contra-indicações

O aleitamento materno não é indicado em casos de mães portadoras de doenças infecciosas, como HIV, tuberculose, varicela e as que usam alguns medicamentos. É preciso sempre buscar orientação médica.

Consultoria  Andréa Vieira de Camargo, fonoaudióloga