Connect with us

O que você está procurando?

Veja como prevenir o Alzheimer e o Parkinson, as doenças degenerativas que são mais comuns na faixa acima dos 60 anos de idade
- FOTO: Shutterstock

Proteja as pessoas que você ama do Alzheimer e do Parkinson

Veja como prevenir o Alzheimer e o Parkinson, as doenças degenerativas que são mais comuns na faixa acima dos 60 anos de idade

Hábitos negativos tendem a prejudicar as atividades cerebrais. Por isso, manter a saúde sempre em ordem é fundamental para afastar o risco de Alzheimer e  Parkinson: exames de rotina, para verificar males como colesterol, pressão alta e diabetes, também podem diminuir consideravelmente as chances de sofrer com a degeneração cerebral. “A prevenção do aparecimento das doenças pode se dar através do controle de alguns fatores de risco, como cessar o tabagismo, fazer exercício físico com regularidade, manter atividade cognitiva e ter uma vida ativa e saudável”, explica a neurologista Sonia Brucki. Saiba mais a seguir!

maos-dadas-jovem-idoso

Foto: Shutterstock

Mente ativa

Os cuidados com o cérebro são inquestionáveis para a prevenção do Alzheimer e do Parkinson. “Exercitar-se mentalmente, por meio de atividades que exijam trabalho do cérebro, como aprender um instrumento musical ou uma língua nova, além de praticar a leitura regular de livros ou escrever, pode desacelerar ou evitar a evolução da doença”, afirma o neurologista Flávio Sekeff Sallem. É necessário pensar no cérebro como um músculo que precisa ser exercitado, caso contrário, ele atrofia.

O papel do exercício físico

Exercitar-se está ligado a muitos benefícios ao corpo: controle do peso, longevidade, saúde mental, convívio social e, claro, prevenção de doenças. “Estudos científicos têm comprovado que exercícios físicos regulares podem, sim, retardar ou até mesmo prevenir a doença, ”, salienta a fisioterapeuta Flávia Schultz.

Os prejuízos do cigarro

Além de aumentar o risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer – dentre eles, destaca-se o de pulmão – fumar ainda pode contribuir para a destruição de células importantes para a atividade cerebral, causa diretamente relacionada com o Alzheimer e o Parkinson. “Por meio alterações vasculares (pressão alta, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade podem levar a lesões cerebrais por dano vascular), pode-se iniciar ou acelerar fenômenos que estão por baixo da fisiopatologia da do Alzheimer”, acrescenta Sallem.

Sem álcool

Da mesma maneira que ocorre com o cigarro, o álcool também é um fator de risco para que o Alzheimer se desenvolva, porém, essa associação ainda necessita de mais pesquisas. Isso porque estudos recentes realizados com pessoas que consumiram álcool em grandes proporções durante a vida tiveram chances menores de desenvolver algum tipo de demência em relação àquelas que fizeram uso desse tipo de bebidas de maneira moderada. Por via das dúvidas, a dica é não abusar!

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Flávia Schultz, fisioterapeuta; Flávio Sekeff Sallem e Sonia Brucki, neurologistas

Texto: Paula Santana

Advertisement

Estilo de vida

Descubra se os carboidratos prejudicam ou não a dieta de quem quer emagrecer e como eles atuam no metabolismo do organismo!

Estilo de vida

Conheça três dicas que podem contribuir para prevenção dos seus efeitos da artrite e artrose, mantendo a qualidade das articulações por toda a vida!

Estilo de vida

Saiba como combater problemas na tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, com bons hábitos alimentares, com iodo, magnésio e selênio

Estilo de vida

A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo o monitoramento da doença

Estilo de vida

Quer ter a saúde da pele e da visão em dia? Então pode contar com a ajuda dos alimentos e em especial da cenoura. Confira as qualidades desse legume!

Estilo de vida

Os antioxidantes são alimentos essenciais para quem quer manter uma alimentação rica em saúde.Confira alguns grupos alimentares que são excelentes!

Estilo de vida

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente

Estilo de vida

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante