5 alimentos que parecem saudáveis, mas são vilões da dieta

O que nem todos sabem é que até os alimentos mais saudáveis precisam de atenção ao serem consumidos, pois podem não contribuir para a perda de peso

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 12:23
Atualizado às 11:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Coma bastante fruta, dê preferência aos alimentos diet, aposte na barrinha de cereal… Quando o assunto é dieta, a maioria das pessoas tem conselhos na ponta da língua para oferecer, porém, o que nem todos sabem é que mesmo os alimentos mais saudáveis precisam de atenção ao serem consumidos. Caso contrário, podem exercer papel oposto ao esperado e não contribuir para a perda de peso. Conheça alguns desses alimentos!

alimentos-frutas-legumes-verduras-fita-metrica-pote-branco

FOTO: Shutterstock

1. Frutas

O que muitas pessoas acabam se esquecendo é de que esses alimentos possuem carboidratos e, em alguns casos, gorduras – porém, vale registrar que a grande maioria contém pouca quantidade desses componentes. Além disso, o açúcar da fruta, conhecido como frutose, também pode colaborar para o aumento de peso. Frutas fazem muito bem à saúde e dão sensação de saciedade, então, a regra é simples: é importante consumi-las com moderação, intercalando as mais calóricas (açaí e uva, por exemplo) com as menos calóricas, como acerola e morango.

2. Refrigerante zero

“De modo geral, as pessoas que consomem tudo light ou zero têm uma grande dificuldade de perder peso, até porque existe a tendência de exagerar na dose”, explica Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular. Ou seja, se o refrigerante é zero, o pensamento adotado é de que é possível tomar grande quantidade. Porém, o grande problema é que o consumo exagerado de adoçantes sintéticos tem uma ação pró-inflamatória no organismo. 

alimentos-garrafa-agua-peso-fita-metrica

FOTO: Shutterstock

3. Bolacha água e sal

Apesar de ser mais saudável e menos calórica que os tradicionais pãezinhos, essa bolacha contém grande quantidade de gordura, com o objetivo de adquirir maior cremosidade e ficar mais crocante. Dessa forma, quando consumida em excesso, pode se tornar perigosa para a dieta e para a saúde. Além disso, a digestão das bolachas de água e sal é feita rapidamente, o que favorece que a fome volte com maior rapidez, uma vez que a sensação de saciedade dura pouco.

4. Barrinha de cereal

Por ser uma fonte rica de fibras, esse alimento melhora o funcionamento intestinal, o que acaba se tornando uma grande ajuda para quem deseja emagrecer. Contudo, quando consumida em excesso, deixando a hidratação de lado, torna-se uma ameaça para a dieta. Isso porque as fibras ajudam a formar o bolo fecal, mas a água é fundamental para umedecer as paredes do intestino. Caso contrário, as fibras vão interromper o final do intestino, causando a prisão de ventre.

prao-branco-talheres-prata-fita-metrica-amarela

FOTO: Shutterstock

5. Sementes oleaginosas

Apesar de serem grandes fonte de energia e possuir altas concentrações de ácidos graxos essenciais e diversas vitaminas e minerais, esses alimentos, quando ingeridos em excesso, transformam-se em vilões das dietas, contribuindo para o ganho de peso, justamente por serem bastante calóricos.

Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.