ESTILO DE VIDA

Alimentos termogênicos: eles ajudam a queimar calorias

Os alimentos termogênicos são eficientes quando o assunto é acelerar o metabolismo. Tal processo é muito importante para quem quer emagrecer. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 13:26
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Perder aqueles quilinhos incômodos e afinar a silhueta pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem alimentos específicos — caso dos termogênicos — que são capazes de acelerar o metabolismo e dar uma ajuda e tanto no processo de emagrecimento. “Os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Mas isso se consumidos junto a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos”, afirma a nutricionista Michele Ferreira De Simone. A seguir, confira quais alimentos devem estar presentes no cardápio

Copo de chá de gengibre

Foto Shutterstock.com

Gengibre

Conhecido por seus poderes benéficos há mais de 5 mil anos na Ásia, a raiz é uma grande aliada na luta contra a balança. “O gengibre age como anti-inflamatório, uma vez que hoje sabe-se que a obesidade está diretamente à algumas substâncias inflamatórias. Esse alimento atua nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo a obesidade. Além disso, ele possui função termogênica, com propriedade de acelerar o metabolismo, ajudando no processo de perda de peso”, explica o nutrólogo André Veinert. Contraindicação: pessoas com gastrite ou sudorese excessiva devem evitar o consumo da especiaria.

Vinagre

Usado para temperar as saladas, o vinagre pode ajudar a perder peso. Uma pesquisadora da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, observou 15 voluntários que ingeriram 2 colheres (sopa) do líquido por dia, durante um mês, e notou que essas pessoas perderam entre 2kg e 5kg. O fato é facilmente explicado. “O vinagre sacia porque contém ácido acético, que diminui a velocidade com a qual a comida passa do estômago para o intestino, proporcionando aquela sensação ‘estar cheio’ por mais tempo”, esclarece a nutricionista Juliana Castelli.

Leita também: 

 Azeite

Esse óleo já é um conhecido por vários benefícios. Ele é rico em ácido oleico, uma substância que ajuda o fígado a produzir HDL, o bom colesterol. O azeite ainda possui polifenois, importantes antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Como se não bastasse, o óleo é um grande aliado das dietas de emagrecimento. “O azeite acelera a produção de um hormônio chamado GLP 1, que age no cérebro aumentando a saciedade e reduzindo o apetite”, destaca a nutricionista Mariana Zogaib.

Pimenta

Com um sabor picante, a pimenta possui substâncias que auxiliam no processo de emagrecimento. “A capsaicina, presente na pimenta, é altamente termogênica, pois consegue aumentar a temperatura corporal com eficiência. Esta dissipação de calor ocorre na gordura marrom, um tipo de gordura do nosso corpo que é ricamente vascularizada”, conta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Consultoria Michele Ferreira De Simone, nutricionista; Juliana Castelli,  nutricionista; André Veinert, nutrólogo; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Mariana Zogaib, nutricionista