ESTILO DE VIDA

Termogênicos: confira 5 alimentos que aceleram o metabolismo

Já ouviu falar em alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo? Confira 5 dicas para inclui-los no cardápio e perder alguns quilinhos extras!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/01/2017 às 12:10
Atualizado às 13:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já ouviu falar em alimentos termogênicos, aqueles que aceleram o metabolismo? Eles são responsáveis por contribuir com a perda de peso, justamente porque possuem essa capacidade – e isso contribui para a queima de calorias. “E nosso organismo precisa de mais energia para digerir esses alimentos – o que vai contribuir para o aumento do gasto calórico”, explica a nutricionista Vanessa Minossi.

Então, separe a caneta e o papel para fazer sua listinha de alimentos termogênicos e já às compras!!!

folhas de chá verde

Foto Shutterstock.com

Alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo:

1. Chá verde

Essa bebida é um dos termogênicos mais eficazes, pois age no metabolismo e na oxidação das gorduras, podendo auxiliar na conquista de massa magra – também conhecida como músculos. Esse tipo de chá é bastante indicado nas dietas de emagrecimento, inclusive por ter ação diurética, antioxidante e digestiva. Já seu poder termogênico acontece em decorrência da mistura dos polifenóis e da cafeína, substâncias que são encontradas na planta que dá origem ao chá verde. Dessa forma, ocorre o aumento do metabolismo, favorecendo o gasto de energia.

2. Vinagre de maçã

Contém compostos fenólicos, que são substâncias com ação antioxidante. Além disso, alguns estudos apontam que o ácido acético do vinagre pode diminuir a resposta glicêmica do organismo, ou seja, o aumento dos níveis de açúcar no sangue após a ingestão de certos alimentos.

Copo de chá de gengibre

Foto Shutterstock.com

3. Gengibre

Sabe aquele gosto picante que você sente ao comer o gengibre? Ele existe devido a uma substância conhecida como gingerol, que além de antioxidante, também é anti-inflamatório e consegue amenizar os sintomas de enjoos e náuseas. Já o magnésio contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do organismo, ajudando a prevenir infecções, e contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

4. Canela

Possui alto teor de cálcio, um mineral importante para o emagrecimento. Por também ser boa fonte de manganês, a canela possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer.

5. Mostarda

Possui grande quantidade de fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, ela (tanto em grão quanto em folha) possui propriedades antitumorais. Os glucosinolatos, por exemplo, ajudam a prevenir câncer no trato gastrointestinal.

Texto Redação Alto Astral/ Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista

Leia também: