ESTILO DE VIDA

Entenda como os alimentos termogênicos agem no seu corpo

Termogênicos: acelere suas taxas metabólicas, emagreça e viva muito melhor consumindo alimentos como canela e ômega-3 e muito mais!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/01/2017 às 12:38
Atualizado às 13:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O emagrecimento só acontece quando existe um gasto de energia maior do que a quantidade consumida na alimentação diária. Esse dispêndio energético ocorre graças ao metabolismo: conjunto de reações químicas do corpo, que trabalha criando e decompondo moléculas para produzir a energia necessária para as atividades cotidianas e, também, para as funções do organismo.

canela

Foto: iStock.com/Getty Images

Mais rápido!

De acordo com especialistas, qualquer pessoa pode aumentar sua taxa metabólica. Basta ter uma dieta regrada, evitar jejum prolongado, alimentar-se a cada 3 horas e praticar atividade física com frequência. Outras atitudes importantes são: comer devagar, mastigar bem os alimentos e reduzir o consumo de gorduras, açúcar e farinhas refinadas. É recomendável também ingerir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras, que levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.

Alimentos termogênicos

Quem acredita que o único jeito de afinar medidas é fechar a boca está enganado. Alguns vegetais possuem a capacidade de diminuir os quilinhos extras quando consumidos na quantidade certa. Esses alimentos “milagrosos” são chamados de termogênicos e possuem ação emagrecedora comprovada pela medicina. “Eles elevam o metabolismo do organismo, aumentando a queima de gordura”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

O segredo dos alimentos termogênicos está na dificuldade que o organismo encontra para digeri-los. Em linhas gerais, o corpo é obrigado a gastar mais energia para absorvê-los durante a digestão. No processo, a temperatura corporal é elevada e inúmeras calorias são queimadas sem esforço. Turbinados Outra boa notícia é que os alimentos termogênicos são baratinhos e bem fáceis de encontrar.

Na lista dos mais poderosos estão o chá verde, o vinagre de maçã, a pimenta vermelha e o gengibre. Para notar os benefícios na balança, a dica é consumi-los regularmente durante o dia. “Aliados a uma dieta com alimentos integrais e uma boa hidratação, o resultado será muito positivo”, garante a nutricionista. Para você não errar na medida, confira nos destaques a quantidade indicada para o consumo desses alimentos.

Guaraná

Suas propriedades energéticas e tônicas são resultado da forte presença de cafeína na fruta. Esse elemento estimula os processos bioquímicos associados à musculatura e ao sistema nervoso central. Pode ser consumido em pó ou em cápsulas. Quantidade: 2g, 2 vezes ao dia

Ômega-3

Atua no metabolismo basal, assim, após a ingestão dos alimentos que contêm o nutriente, ocorre a queima de calorias. O ômega-3 ainda auxilia na eliminação do excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Encontrado em peixes como salmão, sardinha e anchova, o nutriente é um anti-inflamatório e previne doenças cardiovasculares. Quantidade: de 2 a 3 porções diárias

Canela

É muito utilizada como condimento e aromatizante. Pode ser consumida na forma de chá ou gratinada no forno, com maçã ou banana. Quantidade: 1g, 2 vezes ao dia.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral