ESTILO DE VIDA

Alimentos saudáveis para turbinar o lanche da tarde

Está sem ideia do que consumir no lanche? Aposte nesses alimentos funcionais!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 16:45
Atualizado às 14:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No período da tarde sempre bate aquela fome, não é mesmo? É importante consumir alimentos saudáveis nesse horário para não cometer excessos durante o jantar, por isso, a nutricionista Letícia Amaral, da Oba Hortifruti, indica alguns ingredientes funcionais para turbinar essa refeição!

frutas e cereais em potes

Foto: Shutterstock.com

Granola

Cereal que combina aveia em flocos com outros ingredientes como grãos, frutas secas, sementes e nozes. É rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento intestinal e ajudam a ter saciedade. Para desfrutar desses benefícios basta comer uma porção de 20g (1 colher e 1/2 meia de sopa) todos os dias.

Quinoa

Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, a quinoa dá um show no quesito benefícios à saúde. Contém ômega 3 e ômega 6, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é boa fonte de fibras, que contribuem para a sensação de saciedade. Ainda é fonte importante das vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Duas colheres (sopa) por dia são suficientes.

Cacau em pó

Feito com a amêndoa de cacau moída sem a manteiga, ele guarda todos os benefícios dessa fruta. É excelente fonte de triptofano, responsável pela produção de serotonina, hormônio associado a sensação de bem-estar. Ele também contém substâncias que beneficiam o funcionamento do intestino. O ideal é consumir até 30g ao dia, aproximadamente 3 colheres (sopa).

Melado de cana

Xarope do caldo de cana, ele é considerado um adoçante natural e ótima opção para substituir o açúcar. É ótima fonte de ferro, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo e prevenção da anemia. Ainda é rico em cálcio e magnésio, que juntos auxiliam na saúde óssea e prevenção da osteoporose. Pode ser consumido até uma colher (sopa) diariamente.

Aveia

Cereal multifuncional e com alto valor nutritivo, proporciona muitos benefícios à saúde. É riquíssima em fibras, que auxiliam na boa digestão, no controle das taxas de colesterol e promovem maior sensação de saciedade. Para garantir esses benefícios deve-se consumir até 30g, ou seja, aproximadamente três colheres (sopa) ao longo do dia.

VEJA TAMBÉM:
Dicas para um cérebro saudável: parar de fumar é uma delas
Perca peso de maneira saudável com os ingredientes certos!
Lancheira saudável: confira opções de lanches para as crianças