Água com gás e outros 10 alimentos que são BOMBAS de sódio

Ingerir muito sódio pode causar problemas à saúde, por isso, é importante sempre estar atenta à alimentação. Conheça alimentos que são bombas de sódio!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 18:04
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O corpo humano necessita de sódio para ter um bom desempenho, no entanto, caso este seja consumido em grandes quantidades, pode ser prejudicial. Inchaçohipertensão e pedra nos rins são apenas algumas das consequências que podem ser desenvolvidas devido ao exagero do elemento. Por isso, nós listamos 10 alimentos que são verdadeiras bombas de sódio. Confira:

1 – Miojo

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Não é novidade que o pacotinho com tempero incluso na embalagem contém muito sódio. Mas a quantidade é assustadora: os níveis estão entre 1600 e 1900 miligramas, sendo que o recomendado por dia é 2400mg.

2 – Tempero pronto

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Caso você cozinhe algo com 5g de tempero pronto (o equivalente a 1 colher de chá) e consuma sozinha, estará ingerindo aproximadamente 1600mg de sódio, ou seja, mais do que a metade do recomendado por dia.

3 – Sopa instantânea

bombas de sódio

Foto: Divulgação

À primeira vista, para quem não sabe muito sobre os malefícios de produtos industrializados, as sopas instantâneas podem até parecer saudáveis, no entanto, uma colher de sopa da “misturinha” tem aproximadamente 900mg de sódio.

4 – Nuggets

bombas de sódio

Foto: Divulgação

A caixinha de Nuggets que faz parte do carrinho de compra de muitas famílias também deve ser consumido com moderação por conta de seu alto teor de sódio. 5 unidades possuem aproximadamente 750mg de sódio.

5 – Chocolate

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Não são apenas alimentos salgados que possuem sódio, por isso é sempre importante ficar atenta aos ingredientes que compõem o alimento. Apesar de o chocolate, em si, não conter sódio, se tiver algum recheio, é bem provável que o componente estará ali, mesmo que “escondidinho”.

6 – Extrato de tomate

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Usado para conservar e dar sabor, o sódio também está presente no extrato de tomate. Apenas três colheres do molho terão aproximadamente 320mg.

7 – Comidas congeladas

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Alimentos congelados também são bombas de sódio. Se você adora comer aquela lasanha de frango que fica pronta em cinco minutos porque é uma alternativa rápida e saborosa, saiba que meia unidade possui aproximadamente 1800mg de sódio.

8 – Pão de fôrma

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Se você come pão de fôrma em vários momentos do dia, atente-se para esta informação: duas fatias do alimento contêm cerca de 150mg de sódio.

9 – Leite

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Assim como no caso do pão de fôrma, é importante prestar atenção na quantidade de sódio inclusa no leite (já que na maioria das vezes estes são consumidos juntos), que está entre 100 e 150mg.

10 – Água com gás

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Nem mesmo a água escapou da lista! Apesar de a quantidade de sódio ser pouca, sua ingestão pode se tornar prejudicial para quem a consome com frequência. Mesmo assim, a recomendação dos profissionais é que todas as bebidas com gás sejam evitadas.

11 – Refrigerante “zero”

bombas de sódio

Foto: Divulgação

Bebidas que não contém açúcar costumam ter ainda mais sódio. Este é o caso dos refrigerante “zero”, que contém aproximadamente 28mg de sódio a cada 200ml.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.