ESTILO DE VIDA

Alimentos que garantem mais saciedade aceleram o emagrecimento

Saiba mais sobre os alimentos que garantem mais saciedade, os melhores aliados para montar seu prato no dia a dia e emagrecer sem sacrifícios!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/03/2017 às 18:58
Atualizado às 14:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Seguir um plano alimentar à risca nem sempre é uma tarefa fácil, já que a fome fora de hora pode bater à porta do estômago a qualquer momento. Para evitar a tentação, invista em alimentos saudáveis, ricos em fibras e com poder sacietógeno, que garantem sensação de saciedade prolongada.

Mulher, com maçã na mão, sorrindo, geladeira

Foto: Shutterstock.com

Batata-doce

O legume possui uma absorção mais lenta do que a batata inglesa, gerando energia de forma constante, sendo uma ótima fonte de carboidrato. Além disso, tem baixo índice glicêmico, auxilia no emagrecimento e reduz o colesterol. Por esse motivo, seu consumo é superimportante para atletas e pessoas que se exercitam com regularidade.

Linhaça

A linhaça é uma excelente fonte de fibras, responsáveis por garantir mais saciedade. Pode ser misturada em iogurtes, vitaminas e saladas. Para as mulheres, a semente carrega um benefício em especial: ela contém lignina, um fitoquímico com estrutura semelhante ao hormônio feminino estrógeno, cuja variação no organismo causa transtornos de tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa, entre eles sintomas de depressão, irritabilidade excessiva e retenção de líquidos.

Maçã

Quem não gosta da casca da maçã deveria reconsiderar sua opinião. Ela é repleta de uma fibra chamada pectina, a mesma presente na berinjela. Uma maçã por dia, no intervalo entre as principais refeições, irá aumentar a sensação de saciedade, facilitando a dieta.

Aveia

O cereal funciona como regulador natural da fome, graças ao aporte de fibras e outros componentes importantes. “Entre os cereais integrais, a aveia tem destaque pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo. É nutritiva, possui carboidratos, proteínas, cálcio, ferro, vitaminas e fibras. Devido à presença de betaglucana, uma fibra solúvel, o consumo diário desse cereal ajuda na manutenção dos níveis de glicose e lipídeos no sangue, além de regular o transito intestinal”, explica a nutricionista Lilian Speziali.

Chocolate amargo

O triptofano do chocolate é usado na produção de serotonina, o hormônio do prazer, cuja carência tem como efeito colateral ataques de gula. Só não pense em comer chocolate à vontade, pois o ideal são cerca de 20g por dia. O melhor de todos é o chocolate amargo, composto em 70% por cacau (o chocolate ao leite traz apenas 30% de cacau, em média)

Proteínas magras

Embora também existam proteínas de origem vegetal, elas estão mais presentes em alimentos de origem animal, sobretudo nas carnes vermelhas. Porém, dê preferência para fontes de proteínas com menos gordura, como o frango sem pele, peixes ou cortes magros de carne (maminha, patinho ou alcatra, por exemplo). “As proteínas dão sensação de saciedade e aumentam a massa muscular, o que eleva o gasto de energia. Esse conjunto faz com que o consumo de proteína seja um aliado do emagrecimento”, esclarece a nutricionista Patrícia Davidson.

Consultoria: Elaine Pádua, Lilian Speziali, Luana Vasconcelos, Michelle Ferreira De Simone e Patrícia Davidson, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular

LEIA TAMBÉM