Alimentos ricos em proteína: saiba por que incluir o nutriente na alimentação!

Essenciais para a saúde, os alimentos ricos em proteína auxiliam na manutenção do organismo e ajudam a promover saciedade!

None
As carnes são algumas das maiores fontes de proteínas disponíveis. Porém, alguns alimentos de origem vegetal como a soja também são ricos no nutriente. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2017 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Essenciais para o corpo humano, as proteínas participam diretamente do crescimento e manutenção do organismo. A nutricionista Ana Paula Martins afirma: “tecidos, nervos, músculos, órgãos internos, pele, cabelos e unhas dependem desse nutriente para se formar”. Existem também hormônios que são feitos dela, como a insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, são elas que fornecem calor e energia e ainda participam do sistema de defesa do organismo. Conheça mais sobre esse nutriente e alguns alimentos ricos em proteína!

Mais saciedade

Proteínas são macromoléculas presentes nas células do corpo humano. “Elas são compostas por uma sequência de aminoácidos, sendo que alguns podem ser sintetizados pelo organismo e outros precisam ser fornecidos via alimentação. Esses últimos são os chamados aminoácidos essenciais. E elas também têm um papel importante no controle do peso, pois dão maior saciedade”, completa a profissional. Confira a seguir 5 alimentos ricos nesse nutriente e aposte no seu consumo!

1. Ovos

“Fontes de proteínas de alto valor biológico – 6g a 7g por unidade – , também possuem carotenoides, ácido fólico, colina e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3. A gema é rica em luteína e zeaxantina, essenciais para a saúde dos olhos, ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular senil, que leva à cegueira”, exalta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

2. Frango

Tem aminoácidos essenciais e apresenta digestão mais fácil que a carne bovina e tem uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito.
Ele possui vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) importante para o sistema nervoso e a circulação dos vasos sanguíneos e a vitamina B6, que auxilia na saúde do coração.

3. Carnes vermelhas

Ferro, vitaminas do complexo B e proteínas são os principais nutrientes das carnes vermelhas. Mas é bom tomar cuidado, já que ela possui grande quantidade de gordura saturada, um dos fatores responsáveis pelo excesso de peso. A carne vermelha deve ser consumida de três a quatro vezes na semana, e não mais que 200g. Dê preferência para opções grelhadas e cozidas.

4. Quinoa

Não pertence a família dos cereais, mas tem todas as características deles. Na verdade é uma semente. “Sua grande vantagem é que apresenta maiores teores de fibras e proteínas quando comparada a outros grãos ou leguminosas. A quinoa apresenta aminoácidos essenciais (lisina e metionina), por isso, é mais completa do ponto de vista nutricional”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino.

5. Cogumelos

Opção para os vegetarianos, eles fornecem ácido fólico. Os cogumelos também são ricos em proteínas, além de substâncias antioxidantes, fundamentais para afastar doenças, como o câncer, e evitar o envelhecimento precoce. Quatro colheres (sopa) de shitake equivalem a um bife pequeno de carne vermelha.

Texto: Jussara Tech | Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista e Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.