ESTILO DE VIDA

Alimentos ricos em magnésio: saiba quais são eles e o poder desse mineral em sua vida!

Os alimentos ricos em magnésio são fáceis de encontrar e de consumir no dia a dia! Veja quais são eles e o que este mineral traz de bom para a saúde!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/09/2017 às 17:27
Atualizado às 14:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O magnésio é um mineral que auxilia em todo o funcionamento do corpo, principalmente no desenvolvimento e funcionamento dos músculos, controlando desde a batida do coração até a dilatação dos vasos (o que reduz a dor de cabeça). Cerca de 300 sistemas de enzimas do corpo precisam do magnésio para funcionar, inclusive para metabolizar proteínas, gorduras, cálcio, potássio, fósforo, zinco, glicose, cobre e sódio. Vale lembrar, também, que sem o magnésio o cálcio não é absorvido pelo organismo. Ou seja, consumir alimentos ricos em magnésio é essencial para garantir a saúde e o bem-estar!

Contra o estresse

Pesquisas demonstram que o magnésio age nas glândulas suprarrenais que controlam a liberação de adrenalina e cortisol, hormônios  relacionados ao estresse. Ou seja, pessoas agressivas, competitivas e que vivem sob tensão têm uma deficiência do mineral nos músculos. Uma ingestão adequada de magnésio mantém as artérias relaxadas, a pressão arterial baixa e os batimentos cardíacos regulares.

Alimentos ricos em magnésio

Confira quais são os alimentos que têm magnésio em sua composição:

A deficiência de magnésio pode gerar vários problemas: sensação de formigamento, tremores, contrações musculares involuntárias,  anorexia, náusea, vômitos, anemia, ansiedade, insônia, desorientação, pedras nos rins e taquicardia. Mas, seu excesso também traz diversos problemas:  fraqueza muscular, insuficiência respiratória, boca seca, sede crônica, pressão baixa e náuseas.

LEIA TAMBÉM: