ESTILO DE VIDA

Conheça os alimentos ricos em cálcio que vão bem além do leite

Quem não gosta do leite ou é intolerante à lactose, pode encontrar mais saúde em outros alimentos ricos em cálcio. Os mais conhecidos são as verduras!

None
A couve tem inúmeras propriedades entre elas anti-inflamatória e anti-câncer. Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 12:19
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Engana-se quem pensa que somente leite e derivados são fontes de cálcio – mineral essencial para a saúde do esqueleto e dos dentes. Abaixo, você confere alguns alimentos ricos em cálcio para você incluir no cardápio, já!

couve refogado no prato

A couve tem inúmeras propriedades entre elas anti-inflamatória e anti-câncer. Foto Shutterstock

O cálcio das verduras

Hortaliças como couve, rúcula, agrião e brócolis são ricas no mineral. “Estudos mostram que a porção absorvível da couve é maior que a do leite, sendo necessárias quatro porções de 65g de couve para igualar à quantidade de cálcio em 240ml de leite”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

As verduras, como a couve ou qualquer outra verde-escura, são opções de substituição e complementação de leite e derivados, principalmente para quem tem intolerância a tais alimentos ou segue uma dieta vegana, que não inclui ingredientes de origem animal.

suco de couve com lousa de fundo

Uma forma gostosa e nutritiva de consumir o couve é na forma de suco. Foto: Shutterstock

As quantidades diárias recomendadas são 800mg de cálcio para indivíduos adultos, 1200mg para gestantes e 1500mg para mulheres na menopausa. 

Falsos amigos

Cuidado com alimentos de alto teor de oxalato. Espinafre, folhas de beterraba, grão-de-bico e feijão devem ser evitados quando consumidos junto com fontes de cálcio, pois eles impedem a absorção total do mineral pelo organismo.

O poder do cálcio

  • Emagrece: atua na queima de calorias. Dietas pobres no mineral estimulam a liberação de enzimas responsáveis pela produção de gordura.
  • Fortalece ossos e dentes: essencial para a formação da massa óssea e sua manutenção, evitando problemas como osteoporose, uma doença grave que deixa os ossos frágeis.
  • Ajuda na saúde: contração muscular, transmissão dos impulsos nervosos, coagulação sanguínea e liberação de hormônios também estão entre os benefícios do cálcio.

Potencialize!

Para que a fixação seja maior, combine seu consumo com fontes de magnésio (cenoura, abobrinha, frutos do mar) e vitamina D (salmão, castanhas e gérmen de trigo). Mas atenção: a maior parte da vitamina D absorvida vem da exposição ao sol.

Consultoria: Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista do portal Foco & Saúde

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM: