Transforme alimentos que queimam calorias em pratos saborosos

Que alguns alimentos são capazes de queimar calorias você já sabe. A novidade agora é aprender a transformá-los em pratos saborosos.

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Foto: André Fortes/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2017 às 18:39
Atualizado às 12:38

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Se você está precisando perder uns quilinhos extras, a escolha da alimentação é essencial. Pensando nisso, separamos algumas receitas com alimentos que queimam calorias e podem auxiliar na perda de peso. Confira:

Se você está procurando um ingrediente que mate a fome, queime calorias e ainda seja desintoxicante, invista no chá verde. “Ele é uma arma eficaz no combate aos quilos extras porque acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal”, resume o clínico geral Alex Botsaris, autor do livro Fórmulas Mágicas (Editora Nova Era). Para completar, o chá verde ainda retarda o envelhecimento precoce.

Arroz com chá-verde para queimar calorias

Foto: André Fortes e Stela Handa/Colaboradores

Aqueça uma panela com 1 colher (sopa) de óleo e refogue 3 colheres (sopa) de cebola picada e 1 dente de alho picado por 5 minutos ou até dourar levemente. Acrescente 1 xícara (chá) de arroz cru lavado e seco e frite por 2 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e despeje 2 xícaras (400ml) de chá-verde coado. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada até secar todo o líquido. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Solte com um garfo e misture 1 colher (sopa) de salsa picada. Sirva em seguida. Rendimento: 4 porções. Valor calórico: 90kcal (porção).

Assim como o chá verde, a canela é um alimento termogênico. De difícil digestão, ela estimula o corpo a queimar caloria para melhor processá-la. A quantidade ideal para colocar as calorias para correr é 1 grama, consumida duas vezes ao dia. Além da canela de pau, use a canela em pó para dar mais sabor a chás e frutas.

Doce de abóbora com canela

Leve 1 xícara (chá) de açúcar light ao fogo com 3 cravos-da-índia, canela em pau a gosto e 2 xícaras (chá) de água. Deixe formar uma calda rala e junte 1kg de abóbora em cubos. Cozinhe em fogo baixo e pingue água até cozinhar a abóbora e

a calda engrossar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Sirva gelado. Rendimento: 8 porções. Valor calórico: 150kcal (porção).

Essa fruta tropical possui uma enzima denominada bromelina, que ajuda o organismo a digerir carne. Sendo assim, o abacaxi cai superbem como sobremesa nos dias de churrasco ou quando você abusar da picanha. Para completar, a fruta ainda é rica em fibras.

Doce de abacaxi light

Doce de abacaxi

Foto: Marcelo Breyne/Colaborador

Em uma panela, coloque 1 abacaxi sem casca cortado em cubos, 3 xícaras (chá) de água, 4 canelas em pau e 1 colher (sopa) de adoçante. Tampe e cozinhe em fogo baixo até amaciar. Adicione 1 pacote de mistura para flan diet sabor baunilha e cozinhe até engrossar. Na sequência, misture 1 lata de creme de leite light. Retire a canela em pau, distribua em taças individuais e deixe esfriar. Leve à geladeira por 3 horas antes de servir. Rendimento: 8 porções. Valor calórico: 85kcal (porção).

Responsável por dar um sabor todo especial a sucos, molhos e outros alimentos, essa raiz também acelera o metabolismo e queima calorias por tabela. Para saber a quantidade ideal para consumo, tome nota: ingira 1 pedaço de 2cm pelo menos 2 vezes ao dia.

Posta de cação com gengibre

Posta de cação

Foto: André Fortes e Marcelo Breyne/Colaboradores

Em uma assadeira, coloque 4 postas de cação e adicione 1/2 xícara (chá) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe descansar por 30 minutos, virando uma vez. Em uma panela, coloque 4 colheres (sopa) de suco de abacaxi, 1 colher (sopa) de azeite, 2 dentes de alho e 1 colher (sopa) de gengibre ralado. Deixe ferver em fogo baixo. Disponha os peixes, sem sobrepor, e tampe a panela. Cozinhe por 10 minutos ou até o peixe ficar macio. Polvilhe 4 colheres (sopa) de salsa picada e sirva em seguida. Rendimento: 4 porções. Valor calórico: 150kcal (porção).

Consultoria: Denise Bologna Amantini, Alessandra Souza, Mariana Maluf Boszczowski, Sheiza Bianchi e Mirian Soro, culinaristas/ colaboradoras; Ângela Cardoso, Daniela Jobst, Sylvia Tosi e Lara Natacci Cunha, nutricionistas.

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