Alimentos que prejudicam a digestão

Para quem sofre com má digestão, um dos tratamento é a mudança na alimentação. Um novo cardápio é fundamental para quem não quer sentir alguns incômodos.

- Foto shutterstock.com

Para quem sofre com má digestão, alguns alimentos devem ser evitados. Confira!

 

Prato de tomate maduro, rodelas de tomate

Foto shutterstock.com

 

TOMATE

Embora possua muitas propriedades benéficas à saúde, como antioxidantes e nutrientes que protegem o coração, esse vegetal precisa ser consumido com bastante moderação por quem sofre com o refluxo gástrico, graças ao alto teor de ácido presente nele. Opte sempre por preparar o seu próprio molho, de preferência, um molho branco com ingredientes mais lights e menos gordurosos.

CAFÉ

A cafeína pode estimular a produção de ácido no estômago. “O consumo excessivo de café tem relação com o aparecimento de sintomas gastrointestinais, como azia e refluxo gastroesofágico, em pessoas mais sensíveis e predispostas aos problemas”, comenta a nutricionista Renata Lucats Fidalgo. Como o problema está na cafeína, outras bebidas além do café também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola.

 

Bebidas alcoolica

Foto shutterstock.com

 

BEBIDA ALCOÓLICA

O álcool aumenta a produção de ácido no estômago e acaba irritando o revestimento gástrico, deixando uma forte sensação de azia e de refluxo gástrico, entre outros problemas, como dores de cabeça. Além do que, o álcool pode causar dependência e, quando consumido em excesso e por muitos anos, pode gerar complicações como cirrose hepática.

REFRIGERANTES

Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas também são vilões para quem sofre de refluxo ácido, porque as bolhas de carbonatação existentes no gás artificial expandem dentro do estômago e o aumento da pressão contribui para que o organismo sofra com o refluxo ácido. Os refrigerantes com teor ácido em sua composição são ainda mais perigosos para quem quer se livrar do problema. Opte por sucos naturais de frutas e por água sem gás para aliviar a sede.

CARNES GORDAS

A carne de porco, em especial, é riquíssima em gorduras, bem como a de cordeiro e as vermelhas em geral. Em churrascarias, para garantir maior consistência e sabor aos alimentos, as carnes são servidas com mais gordura do que o normal. Neste caso, a dica é procurar comer carnes magras, de preferência peixe e frango, na grelha.

 FRUTAS CÍTRICAS

Tomar cuidado com algumas frutas com alto teor ácido, como a laranja, o limão e a tangerina é uma boa pedida. Embora sejam ricas em vitaminas e outros nutrientes, tais alimentos precisam ser menos consumidos por quem enfrenta problemas gastrointestinais. Em compensação, pode-se adicionar ao cardápio várias outras frutas, como maçã, uva, banana, melancia, mamão e amora.

Saiba mais:

Azedinho que faz bem: conheça os benefícios das frutas cítricas!

8 alimentos que auxiliam no ganho de massa magra

Suco verde também é indicado para crianças!

consultoria Renata Lucats Fidalg, nutricionista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência