Alimentos que intoxicam: conheça quais os inimigos do detox!

Saiba mais sobre alimentos que intoxicam e que atrapalham a dieta detox! Uma dica é dar preferência para vegetais folhosos, castanha do-pará e peixes!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/01/2017 às 13:24
Atualizado às 13:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que as refeições das festas de fim de ano não prejudiquem a saúde é preciso tomar certos cuidados. A nutricionista Paula Castilho revela que “é importante comer somente o suficiente e sem pressa, mastigando muito bem o alimento”. A profissional completa: “Na dieta detox, é recomendado dar preferência à ingestão de vegetais folhosos, castanhado-pará, peixes e frutos do mar”. Além de hábitos ruins, existem alguns alimentos que são verdadeiros inimigos do detox. Saiba quais são eles e onde encontrá-los!

alimentos-que-intoxicam-sodio

Foto: Shutterstock

Alimentos ricos em sódio

Essa substância é responsável por reter líquidos e, quando consumida em excesso, pode ser danosa para o organismo. O exagero do sódio atinge órgãos como o coração e o rim, além de acarretar problemas como hipertensão e inchaço. Além do sal de cozinha, o sódio está escondido em grande quantidade em condimentos (ketchup, mostarda e temperos prontos); carnes embutidas e processadas (salame, presunto e mortadela); enlatados (azeitonas, ervilha, sardinha, atum e milho); fast-foods (lanches e pizzas); congelados; refrigerantes e industrializados em geral. Atente-se, pois esses são s[o alguns dos alimentos que intoxicam!

Excesso de cafeína

Presente no café, energéticos, guaraná, chá mate e achocolatados, consumir essa substância em exagero pode causar dor de cabeça e acelerar o ritmo do coração.

alimentos-que-intoxicam-doces

Foto: Shutterstock

Açúcar

Os doces devem ser consumidos com muita moderação, uma vez que o consumo desmedido de açúcar está relacionado a doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.

Hábitos e vícios que também intoxicam

Cigarro e bebidas alcoólicas também são responsáveis por intoxicar o organismo, podendo causar dependência, câncer e problemas em diversos órgãos como fígado, pulmão e coração. Além disso, o cigarro contém substâncias nocivas, como a nicotina, que desestabiliza o organismo.

Consultoria: Paula Fernandes Castilho, nutricionista

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.