Alimentos que tornam seu treino mais poderoso e ajudam a emagrecer

Praticar exercícios físicos é a melhor forma de emagrecer. Mas é necessário que eles estejam aliados à alimentos que forneçam energia para os treinos.

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 19:27
Atualizado às 16:26

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Para quem quer emagrecer praticando esportes ou fazendo academia, a alimentação é sempre muito importante antes e depois dos exercícios, tanto para ganhar energia, quanto para recuperar as forças depois de todo o esforço. Por conta disso, praticantes precisam estar atentos à alimentos que tornam o treino mais poderoso, como frutas, legumes e verduras. Outras medidas que devem ser levadas em conta são: uma baixa ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura , o fracionamento de refeições e manter-se sempre adequado.

Pó de guaraná

A nutricionista e chef Bruna Pavão indica o consumo de guaraná em pó sempre que possível nas receitas de pré e pós-treino. “Além de ser um ingrediente de ótimo custo, ele é essencial no fornecimento de energia para corpo. O melhor momento para ingerir o guaraná em pó é antes do treino, assim a disposição é garantida.” A nutricionista conta que, para os praticantes de corrida, é aconselhável a ingestão de 1 a 2 colheres (sopa) de guaraná em pó em um shake de frutas ou em um mix de granola com banana. “Use a criatividade e incorpore este ingrediente na sua alimentação”, afirma.

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Foto: iStock.com/Getty Images

Alimentos indicados

Outro tipo importante para o pré-treino é o carboidrato com baixo índice glicêmico, como pães integrais, batata doce, frutas e cereais. “Estes alimentos demoram mais para serem digeridos, liberando o açúcar aos poucos no sistema e mantendo a energia necessária durante toda a atividade, ” diz Bruna. É recomendado também evitar alimentos com muitas fibras pois sua fermentação pode causar desconforto abdominal.

Consuma alimentos ricos em carboidratos, mas ajudam a emagrecer, como a batata-doce.

Foto: Shutterstock.com

Após o treino

O foco da alimentação deve ser a proteína, que não precisa ser apenas carne. “Soja, iogurtes e queijos como o branco, cottage ou ricota também são ótimas fontes proteicas. Mas caso queira ir para a carne mesmo, prefira carnes magras, como peito de peru e frango” comenta a nutricionista.
Mas não se esqueça de fazer também a reposição dos carboidratos após o treino. Eles também são importantes para quem busca a melhora da massa magra. Quando forem consumidos no pós-treino, os carboidratos não serão armazenados na forma de gordura e sim utilizados pelos nossos músculos.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Bruna Pavão, nutricionista e chef, de São Paulo – SP

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