Beleza no prato: conheça 5 alimentos que combatem o inchaço!

Ingredientes diuréticos, termogênicos, ricos em fibras... A lista de alimentos que combatem o inchaço e a retenção de líquidos é grande! Conheça todos eles

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 18:45
Atualizado às 11:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

1. Alimentos diuréticos

Eles estimulam o funcionamento dos rins e combatem o inchaço, fazendo o organismo eliminar o excesso de líquido retido na região abdominal. “Muita gente acredita que a causa do estufamento da barriga é o excesso de peso, quando, na verdade, é água retida. Os diuréticos ajudam a acabar com o problema”, explica Daniela Jobst, nutricionista de São Paulo (SP). Abuse desses alimentos na TPM, quando o corpo “incha”.
Exemplos de alimentos diuréticos: chá de cavalinha, melancia, morango, melão, limão, abacaxi, maracujá, agrião, alface, salsinha, tomate,, alcachofra, pepino, erva-doce, coentro, salsão, aipo, berinjela e hortelã.

prato com ameixas secas

Foto: iStock.com/Getty Images

2. Ameixa seca

Essa frutinha doce e saborosa tem ação no funcionamento digestivo e na manutenção do peso. Isso porque ela contém sorbitol, uma substância com ação laxativa que ajuda na limpeza do organismo. Por ser relativamente calórica e de forte ação digestiva, não abuse!

3. Abacaxi

O abacaxi é um forte aliado da barriguinha porque contém bromelina, uma enzima com alto poder digestivo que auxilia no processamento dos alimentos. “Quando um alimento não é bem digerido, ele acaba não sendo absorvido e exterminado pelo intestino. Como consequência, causa um desequilíbrio de nutrientes no organismo e é estocado como gordura. O abacaxi evita esse processo porque atua na quebra do alimento, ajudando na sua absorção”, sintetiza a especialista.

4. Fibras combatem o inchaço

Apesar de não serem absorvidas pelo organismo, as fibras são classificadas como nutrientes porque participam do processo digestivo. Sua passagem pelo intestino promove uma faxina geral, expulsando todo tipo de toxina, impurezas e gordurinhas. As fibras presentes nos alimentos são classificadas em 2 tipos, de acordo com a sua dissolução na água. São elas: Fibras solúveis: ajudam na redução da absorção de gorduras e açúcares. Podem ser encontrada no bagaço das frutas. Fibras insolúveis: funcionam como esponjas, inchando na presença de água e atuando na formação do bolo fecal. Podem ser encontradas nas verduras e na casca das frutas.

5. Alimentos termogênicos

Eles elevam nosso metabolismo, fazendo com que o organismo necessite queimar mais calorias para conseguir digeri-los. “O resultado é uma maior queima da gordura estocada”, afirma Jobst. Na lista de alimentos termogênicos, vale destacar a pimenta vermelha, o chá verde, o gengibre, o guaraná e a água gelada. Para conseguir queimar 200 calorias, é indicado consumir pelo menos 5 copos (200ml) de água a 5ºC todos os dias.

Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.