Pressão alta: 5 alimentos que ajudam em seu controle e turbinam a saúde

Há uma série de alimentos ricos em vitaminas e minerais que mantém a pressão arterial nos índices ideais. Confira a seguir os que não podem faltar à mesa!

- Foto: Shutterstock

Quando se fala em um cardápio equilibrado, alimentos integrais, verduras e legumes logo são lembrados. E não é para menos: ricos em vitaminas e minerais, eles ajudam a manter a pressão arterial nos índices ideais. Confira a seguir os 5 alimentos que não podem faltar à mesa:

pressão-alta-coração-saúde

Foto: Shutterstock

Pão integral

Às vezes, é muito difícil resistir ao pãozinho francês da padaria, no entanto, quando se trata de nutrientes, o melhor é optar pelo pão integral. Para quem não gosta das versões encontradas nos supermercados, uma boa opção é prepará-lo em casa, com grãos diversificados e farinhas funcionais.

 

Arroz integral

Além de promover saciedade por mais tempo, ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. “Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio e zinco”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outras opções igualmente saudáveis são: selvagem, arbóreo e japonês, que também possuem valores nutricionais importantes.

 

Aveia

Superversátil, a aveia pode fazer parte da preparação de bolos, tortas e pães, ser polvilhada sobre saladas e frutas ou até mesmo ser utilizada em receitas de sucos e vitaminas. Portanto, não há desculpas para não inserir o alimento no cardápio. “A aveia contém carboidratos, proteínas e minerais como o cálcio, o magnésio e o ferro. Ela ainda é rica em fibras solúveis, em especial, as betaglucanas, que eliminam toxinas do intestino, auxiliando na função intestinal e podem reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue”, ressalta Greice.

 

Chia

“O ingrediente é considerado um superalimento por conter muitos benefícios à saúde e, em particular, por ser fonte de ômega-3 (ácido linolenico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. A presença desse ácido graxo essencial diminui o risco de várias doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, câncer e hipertensão, por conter ação anti-inflamatória e efeito anti-hipertensivo”, afirma a nutricionista Robena Molinari.

 

Linhaça

A linhaça é outro alimento rico em ômega-3, nutriente que beneficia o coração. “Pode-se dizer, de uma forma bem simples, que o ômega-3 torna o sangue mais fluido e, por isso, ajuda no controle da pressão. Por ser um nutriente anti-inflamatório, também auxilia a insulina a funcionar melhor. Além disso, esse ácido graxo essencial é uma gordura boa, que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

 

Consultoria: Fernanda Granja, Greice Caroline Baggio e Robena Molinari, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência