Pressão alta: 5 alimentos que ajudam em seu controle e turbinam a saúde

Há uma série de alimentos ricos em vitaminas e minerais que mantém a pressão arterial nos índices ideais. Confira a seguir os que não podem faltar à mesa!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/01/2017 às 12:58
Atualizado às 13:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se fala em um cardápio equilibrado, alimentos integrais, verduras e legumes logo são lembrados. E não é para menos: ricos em vitaminas e minerais, eles ajudam a manter a pressão arterial nos índices ideais. Confira a seguir os 5 alimentos que não podem faltar à mesa:

pressão-alta-coração-saúde

Foto: Shutterstock

Pão integral

Às vezes, é muito difícil resistir ao pãozinho francês da padaria, no entanto, quando se trata de nutrientes, o melhor é optar pelo pão integral. Para quem não gosta das versões encontradas nos supermercados, uma boa opção é prepará-lo em casa, com grãos diversificados e farinhas funcionais.

Arroz integral

Além de promover saciedade por mais tempo, ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. “Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio e zinco”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outras opções igualmente saudáveis são: selvagem, arbóreo e japonês, que também possuem valores nutricionais importantes.

Aveia

Superversátil, a aveia pode fazer parte da preparação de bolos, tortas e pães, ser polvilhada sobre saladas e frutas ou até mesmo ser utilizada em receitas de sucos e vitaminas. Portanto, não há desculpas para não inserir o alimento no cardápio. “A aveia contém carboidratos, proteínas e minerais como o cálcio, o magnésio e o ferro. Ela ainda é rica em fibras solúveis, em especial, as betaglucanas, que eliminam toxinas do intestino, auxiliando na função intestinal e podem reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue”, ressalta Greice.

Chia

“O ingrediente é considerado um superalimento por conter muitos benefícios à saúde e, em particular, por ser fonte de ômega-3 (ácido linolenico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo. A presença desse ácido graxo essencial diminui o risco de várias doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, câncer e hipertensão, por conter ação anti-inflamatória e efeito anti-hipertensivo”, afirma a nutricionista Robena Molinari.

Linhaça

A linhaça é outro alimento rico em ômega-3, nutriente que beneficia o coração. “Pode-se dizer, de uma forma bem simples, que o ômega-3 torna o sangue mais fluido e, por isso, ajuda no controle da pressão. Por ser um nutriente anti-inflamatório, também auxilia a insulina a funcionar melhor. Além disso, esse ácido graxo essencial é uma gordura boa, que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

Consultoria: Fernanda Granja, Greice Caroline Baggio e Robena Molinari, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.