Coração protegido: confira uma lista de alimentos que fazem mal ao órgão

Certos alimentos colaboram para o aumento do colesterol e põem em risco a saúde como um todo. Saiba quais são e como eles prejudicam o coração

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/12/2016 às 12:32
Atualizado às 12:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Você é o que você come”. Não é que o ditado popular tem toda a razão? A escolha dos alimentos que irão à mesa é fundamental para manter o bem-estar. Em contrapartida, existem alguns alimentos específicos — como os embutidos e os industrializados — que, além de colaborarem para o aumento do colesterol, põem em risco a saúde como um todo.

alimentos-prejudicam-coracao-colesterol

Foto: iSstock.com/Getty Images

Proteja seu coração!

A seguir, saiba quais são os alimentos que podem prejudicar o órgão:

1- Frituras
Ninguém pode negar que esta versão é deliciosa, no entanto, o sabor perde para a quantidade de calorias e gorduras que colaboram, e muito, para o aumento do colesterol. Por isso, se você não consegue resistir a uma coxinha ou qualquer outro alimento frito, pelo menos, consuma-os com moderação.

2- Leite e derivados
Em relação ao leite, a preferência deve ser pelo desnatado, que contém menor quantidade de gorduras em relação à versão integral. No caso dos queijos, opte pelos brancos, como o queijo de minas, cottage ou então a ricota. Quanto mais amarelo for o queijo, mais gorduras estarão presentes em sua composição.

alimentos-prejudicam-coracao-colesterol

FOTO: Shutterstock

3- Margarina
A maior parte das margarinas é feita com óleos vegetais líquidos hidrogenados — as famosas gorduras trans. Estas gorduras não são reconhecidas pelo organismo, desta forma, ficam armazenadas na região abdominal, promovendo o aumento da gordura corporal e do mau colesterol (LDL), fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4- Sorvete
Tão apreciado no calor, essa delícia, que apresenta várias cores e sabores, por trás da bela aparência esconde ingredientes prejudiciais à saúde, tais como açúcar, gordura, corantes e aditivos químicos. Portanto, quando for tomar sorvete exageradamente, lembre-se disso.

LEIA TAMBÉM