Connect with us

O que você está procurando?

Frutas secas, coco, açaí e castanhas. Esses 4 alimentos, apesar de saudáveis e naturais, merecem atenção especial, pois podem colocar a sua dieta em risco!
- Foto: iStock.com/Getty Images

4 alimentos que podem colocar a sua dieta em risco!

Frutas secas, coco, açaí e castanhas. Esses 4 alimentos, apesar de saudáveis e naturais, merecem atenção especial, pois podem colocar a sua dieta em risco!

Conheça 4 alimentos que, apesar de naturais e saudáveis, podem aumentar os quilos na balança e colocar a sua dieta em risco caso não sejam consumidos com bastante cautela:

açaí com banana e castanhas

Foto: iStock.com/Getty Images

1 – Açaí

Imagine um alimento rico em açúcar, carboidratos e que ainda contenha gordura vegetal. Se você pensou no chocolate, errou! Estamos falando do açaí. Cada 100g dessa fruta (o correspondente a uma tigela pequena) possui nada menos que 247 calorias. A quantidade de gordura também deixa muito doce no chinelo: ele apresenta 1 grama de gordura para cada 10 gramas da fruta.

2 – Frutas secas

Exagerar um pouquinho no consumo das frutas secas pode transformá-las em vilãs da dieta. Isso porque o processo de retirada de água pelo qual as frutas frescas são submetidas é responsável por concentrar uma maior quantidade de nutrientes por grama do alimento. Ao final, cada 100 gramas de frutas secas vão apresentar mais fibras quando comparados à mesma quantidade de frutas in natura. Em contrapartida, há uma maior concentração de frutose (açúcar natural das frutas) e o número de calorias também pode aumentar.

SAIBA MAIS

Vença o efeito platô na dieta!

Por que a aveia é tão poderosa para a dieta?

Como o sono influencia na dieta?

 3 – Coco

Outra fruta que não tem nada de light é o coco. Ao contrário da sua água (que é uma repositora de minerais natural e pouco calórica), comer 100g da polpa dessa fruta significa consumir, por tabela, nada menos que 266 calorias.

4 – Castanhas

A família das frutas oleaginosas também é bastante calórica e exige um consumo moderado. Castanhas, amêndoas, amendoins e nozes possuem alta concentração de gorduras boas, que fazem bem para o organismo, mas podem colocar sua dieta em risco. Um exemplo de que o perigo mora ao lado é a castanha-do-pará. Uma xícara (chá) do alimento (aproximadamente 100g) possui 1.050 calorias. Em outras palavras, é o mesmo valor calórico de 2 lanches de fast food.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Viviah de Andrade, nutricionista da Clínica de Estética Piu Bella, (21) 2484-3827; Tabela de Calorias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Advertisement

Estilo de vida

Ágar-ágar: conheça a gelatina que mata a fome, combate a prisão de ventre e ainda pode ajudar você a ficar em forma sem sacrifícios!

Estilo de vida

Aprenda a fazer trocas inteligentes e saiba exatamente quais alimentos você está colocando no seu prato, assim, é possível emagrecer de forma saudável!

Estilo de vida

Aprenda a incorporar fibras, nutriente poderoso e aliado da saúde e da boa forma, nas suas refeições diárias de forma fácil e versátil!

Estilo de vida

Você sabia que as frutas cítricas são aliadas da boa forma? Confira 10 motivos para consumir laranja, limão, tangerina e abacaxi no dia a dia

Estilo de vida

Elimine os pneuzinhos e a barriga inchada com uma série de três exercícios físicos que vão colocar o seu corpo em forma e melhorar a sua saúde!

Estilo de vida

Cuidar do corpo demanda cuidados especiais. Por isso, trouxemos especialistas que revelam os segredos para você conquistar as curvas que sempre sonhou

Estilo de vida

Quer manter a fome sob controle? Com algumas mudanças nos seus hábitos diários, é possível não só regular o apetite, mas também garantir o bem-estar!

Estilo de vida

Confira algumas sugestões de alimentos que garantem saciedade em todas as horas do dia, fazendo com que você emagreça sem passar fome!