ESTILO DE VIDA

Alimentos que eram vilões e agora são permitidos na dieta

De vilões a mocinhos: alimentos saborosos, como o macarrão, que antes passavam longe dos pratos magrinhos, agora são permitidos na dieta.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 18:08
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para ter uma alimentação menos calórica, você não precisa abrir mão de alguns alimentos. Antes conhecidos como grandes inimigos da perda de peso, o chocolate, o macarrão, a maionese e o ovo agora foram permitidos na dieta. Esses vilões passaram a ser aceitos nos cardápios dependendo da quantidade e da versão consumida.

Prato de salada de brócolis, tomates e macarrão integral

Foto: iStock.com/Getty Images

Macarrão

O tão temido carboidrato é um dos alimentos permitidos na dieta. Porém, prefira a versão integral, que além de fornecer bastante energia para suas atividades diárias é fonte de fibras, nutrientes essenciais na prevenção de prisão de ventre, obesidade, colesterol alto e diabete. O macarrão pode ser consumido na dieta, mas com moderação. Evite preparos com creme de leite e aposte em molho de tomate.

SAIBA MAIS

Dieta do chá da folha da batata-doce

Boa ou ruim? Conheça os tipos de alimento que ajudam na dieta

Como usar as oleaginosas a favor da dieta

Café

Rico em minerais, vitaminas e substâncias antioxidantes, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, depois da água. Para colher os benefícios, opte pelo café feito em casa, normalmente, com filtros ou coador de pano. Mas, atenção, cuidado com o consumo exagerado. Beba de 3 a 4 xícaras pequenas por dia com adoçante.

Ovo

Foi considerado por muito tempo um alimento prejudicial à saúde, pois tinha a fama de aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas pela grande quantidade de colesterol. Hoje, sabe-se que o ovo é uma ótima fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. O consumo de 3 a 4 vezes por semana é saudável e isento de efeitos nocivos sobre a taxa de colesterol

Chocolate

O cacau, presente em aproximadamente 70% desse alimento, é benéfico para o sistema circulatório, tem propriedades anticancerígenas, possui estimulantes cerebrais e combate diarreias, além de melhorar o humor. Mas, se você não quer ganhar peso, consuma com moderação. O recomendado é comer até 30g (cerca de dois quadradinhos) por dia.

Maionese

Uma característica importante de algumas maioneses é possuir um tipo de gordura não produzida pelo nosso organismo e importante para nossas funções metabólicas e vitais, o ácido alfalinoleico, encontrado também no óleo de girassol. Para não detonar a dieta e a saúde, escolha as maioneses na versão light, pois possuem menos calorias.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Dieter Steinke, nutricionista da SNC; Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS); Lilian Speziali, nutricionista de Belo Horizonte (MG), Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ)