Alimentos para cães: o que não dar para seu pet

Alguns alimentos e ingredientes são prejudiciais para os bichanos. Afinal de contas, o que eu devo evitar de dar para meu cão?

None
Os alimentos que o animal ingere têm reflexo direto na qualidade de vida dele. Evitar alimentos com muito açúcar, evita o desenvolvimento de doenças (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2017 às 11:00
Atualizado às 13:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se fala em alimentos a discussão é sempre grande. Quem nunca ficou com dó ao ver o cachorrinho de casa quase suplicando pra ter um pouquinho de comida do seu prato? Aquele olhar de dó, misturado com fome e alegria com o rabo balançando parecem ser irresistíveis. Mas a sua decisão de dar ou não o alimento, não pode ser baseada somente no emocional.

Alguns alimentos são prejudiciais para os bichanos. Em alguns casos, o alimento em si, não tem tanta importância, mas alguns ingredientes podem prejudicar seu cãozinho. Afinal de contas, o que deve-se evitar dar para meu cão?

A veterinária e diretora do Hospital Veterinário Pet Care, Carla Alice Berl afirma que o chocolate e o sorvete são dois dos alimentos mais prejudiciais para a saúde do animal, além daqueles que contém muito açúcar. Por isso, nem pense em deixar seu amigão dar uma lambida nas guloseimas geladas que a sua família consome. “O açúcar e outros ingredientes dos sorvetes e demais sobremesas são extremamente prejudiciais à saúde dos pets”, alerta Carla.

O chocolate, por exemplo, pode causar intoxicação e provocar no cachorro sintomas como hipertensão moderada, arritmias, tremores, aceleração do ritmo respiratório, ofegância, aumento da temperatura corporal e incontinência urinária”, explica.

Receita para substituir sorvete

Para matar a vontade do animal em saborear um sorvete, você pode usar o caldo de galinha congelado. Anote a receita:

Cozinhe por 20 minutos na panela de pressão:

½ kg de carcaça ou partes de frango

1 colher (chá) rasa de sal

2 talos de salsão

1/2 cebola em 1 litro de água

Coe o caldo e leve para a geladeira por uma hora.

“Depois desse tempo, a gordura do alimento ficará na superfície. Retire com uma colher”, ensina Carla.

Em seguida, coloque em forminhas de gelo e deixe no congelador.

VEJA TAMBÉM:

Consultoria: Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care.

Edição: Luis Felipe Silva

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.