ESTILO DE VIDA

Alimentos que não podem faltar na sua sopa e dão aquele toque especial!

Confira uma lista de alimentos saudáveis e saborosos que não podem faltar na sua sopa e que dão aquele delicioso gostinho de quero mais!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/10/2016 às 19:16
Atualizado às 14:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Leve, saudável, aliada às dietas e fácil de preparar. As sopas são ótimas opções para quem procura diversificar o cardápio e ainda quer perder o excesso de peso que tanto incomoda. Porém, segundo a nutricionista Juliana Ferreira Mauri, para que todos esses efeitos sejam potencializados, é necessário saber quais alimentos devem ser acrescentados na receita. “Para preparar a sopa, escolha certos ingredientes, como cereais ou tubérculos (macarrão, arroz, batata, mandioca), grãos ( feijão, lentilha, grão-de-bico) e alguma proteína, como frango, carne ou peixe. Verduras e legumes podem ser utilizados à vontade. Mas sempre lembrando que é importante não colocar dois tipos de alimentos do mesmo grupo alimentar”, afirma. Veja quais são os sete ingredientes que não podem faltar na hora de preparar a sua sopa!

Prato de sopa

Foto: iStock.com/Getty Images

Berinjela na sua sopa

Tem poucas calorias, é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e fonte de betacaroteno. Possui uma boa quantidade de sais minerais, tais como potássio, cálcio e ferro. Estudos recentes apontam que o consumo de berinjela ajuda a reduzir o colesterol.

Espinafre

As folhas são um ótimo ingrediente para sua sopa pois têm uma boa quantidade de ácido fólico, que é capaz de prevenir o câncer de cólon. Segundo a nutricionista Greice Caroline Baggio, estudos têm demonstrado que o consumo de vegetais com folhas verdes-escuras, como o espinafre, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Couve

É rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes. Tem vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do complexo B, que também protegem a pele, além de evitar problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso.

Linhaça

Ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6 fazem da semente uma armadura e tanto para as artérias. Esses nutrientes são gorduras não produzidas pelo organismo. Eles inibem as enzimas que produzem o colesterol ruim e o triglicérides.

Cenoura

Fonte de sais minerais como cálcio, potássio e zinco, possui ainda vitaminas B6, B12, E e C. Seu principal nutriente é o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada. Sua ausência pode provocar pele seca, ressecamento da córnea, conjuntivite e cegueira noturna.

Salsão para turbinar sua sopa

Possui propriedades diuréticas, desintoxicantes, é rico em celulose, que favorece a secreção dos sucos gástricos, auxilia na a digestão e mantém os intestinos em ordem. Suas fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda controlar a taxa de colesterol do sangue.

Brócolis

Rico em cálcio, é uma excelente fonte de vitaminas A e C, apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio. Possui poderosos antioxidantes, como o betacaroteno, luteína e zeaxantine, que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas ao envelhecimento.

Texto: Paola Patriarca/Colaboradora | Consultoria: Greice Caroline Baggio e Juliana Ferreira Mauri, nutricionistas

LEIA TAMBÉM