ESTILO DE VIDA

8 alimentos que auxiliam no ganho de massa magra

A alimentação é um dos principais fatores quando o assunto é ganho de massa magra. Então, confira 8 alimentos que ajudam a aumentar os músculos.

None
Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 21:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma das principais causas da dificuldade de ganhar massa magra é a alimentação inadequada. Ingerir pouca proteína, alimentos gordurosos e jejum prolongado são alguns dos fatores que influenciam negativamente o crescimento dos músculos. E as mulheres são ainda mais afetadas pelo problema – isso devido à sua constituição física, hormonal e ao metabolismo. Confira quais são os alimentos que podem ajudar nessa batalha. Mas não esqueça: consulte um nutricionista para um plano alimentar individual, ok?!

Mulher, fitness, musculosa, luva na mão

Foto Shutterstock.com

Azeite de oliva

“Rico em gorduras saudáveis como ômega-9, ele diminui os níveis de TNF-alfa, proteína ligada ao desgaste dos músculos”, afirma o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto.

Clara de ovo

Ótima fonte de proteína de alto valor biológico e que contém substâncias que ajudam na reparação dos tecidos musculares.

Carnes magras

Alcatra, maminha, filé de frango e peixes: esses alimentos são excelentes fontes de aminoácidos essenciais que são primordiais para a construção muscular.

Leguminosas

Grão-de-bico, tigela, tábua, grãos

Foto iStock.com/Getty Images

Feijão, grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha: são excelentes fontes de proteína, ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Batata-doce

Um dos alimentos mais conhecidos por aqueles que praticam atividade física, com o objetivo de aumentar a massa magra, ela é altamente nutritiva. É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera energia mais lentamente, o que permite que a pessoa treine por mais tempo.

Água

A hidratação é altamente essencial para o bom funcionamento do organismo e para o aumento da massa magra, uma vez que parte do músculo é composto de água.

Iogurte

Desde que seja com baixo teor de gordura e sem açúcar. Rico em proteínas e carboidratos é um excelente alimento para o pós treino por ajudar a aumentar os níveis de insulina, equilibrando a quantidade de açúcar no sangue, impedindo assim o catabolismo (destruição do tecido muscular).

Saiba mais:

5 declarações emocionantes dos atletas nessas Olimpíadas

Conheça mais sobre a alimentação dos atletas olímpicos

Energia para o treino? Coma tapioca!

Whey protein

“A proteína do soro do leite tem função importante no aumento e na preservação da massa magra, pois ela é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico”, comenta o nutricionista Ricardo.

Texto Julia Bacelar/Colaboradora | Consultoria Ricardo Zanuto, nutricionista