Confira alguns alimentos indicados no combate ao estresse

O que é posto no prato influencia no estado emocional! Descubra quais são os alimentos mais poderosos para promover o relaxamento e melhorar o humor

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/11/2016 às 10:24
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pense nos alimentos que mais desencadeiam a vontade de devorá-los em situações de nervosismo, ansiedade ou tristeza. Certamente, a maioria das pessoas imaginou uma barra de chocolate ou um pote de sorvete. E querer consumir gostosuras ricas em açúcar e gordura tem uma explicação: nesses casos, há carência de serotonina, o neurotransmissor que, entre outras funções, regula o apetite. Assim, a fome fica descontrolada, e o resultado é devorar as comidas mais gostosas possíveis.

Confira alguns alimentos indicados no combate ao estresse

Foto iStock.com/Getty Images.jpg

Mas o problema é que elas só causam prazer momentâneo, aliviando as más sensações durante um tempo e, depois, podem piorar os sintomas. O ideal, então, é manter uma dieta equilibrada, com os nutrientes necessários para a fabricação de substâncias que provoquem bem-estar. A seguir, confira os alimentos que mais colaboram com esse objetivo.

Pimenta

As pimentas vermelhas são ricas em capsaicina, antioxidante responsável pelo sabor picante do alimento. “Essa substância ativa receptores da boca, que transmitem ao cérebro uma mensagem básica: a de que a boca estaria pegando fogo. O organismo, para tentar minimizar a situação, lança endorfinas na corrente sanguínea, que promovem sensação de bem-estar e um estado de consciência muito agradável”, informa a nutricionista Lilian Speziali.

Grão-de-bico

A estrela da vez é o triptofano, presente em ótima quantidade no grão-de-bico. É um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor importante para a sensação de prazer e confiança. O alimento também vem carregado de fibras, que não podem faltar para o correto funcionamento do intestino – ponto a mais para o combate ao estresse, já que a prisão de ventre é um fator desencadeante do mau humor.

Maracujá

As propriedades calmantes se concentram nas folhas. Por isso, um chá de folhas de maracujá é bem mais eficiente para combater o nervosismo do que um suco feito com a polpa. “As folhas possuem alcaloides que acalmam e são anti-hipertensivos”, diz a nutricionista Cassiana Domingues. Outras ervas que relaxam são a erva-cidreira e a hortelã.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Cassiana Domingues, nutricionista; Lilian Speziali, nutricionista.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.