Glicemia: 10 alimentos que são aliados na hora de controlá-la

A glicemia pode ser controlada com a ajuda de alimentos funcionais encontrados na natureza, dentre eles estão a berinjela, a canela e o alecrim.

- Ter uma alimentação saudável é importante no controle da glicemia. Foto: iStock

A glicemia pode ser descrita como a quantidade de glicose, açúcar, encontrada no sangue. Esse resultado está diretamente relacionado ao hormônio insulina produzido pelo pâncreas e à quantidade de carboidratos ingeridos ao longo do dia. O excesso de glicemia e sua baixa quantidade são doenças conhecidas como hiperglicemia e hipoglicemia, respectivamente. Quando acontece algo de errado na produção de insulina no corpo e, consequentemente, na taxa glicêmica do corpo, doenças como o diabetes podem ser desencadeadas.

Aliados na alimentação

Confira agora uma lista dos principais alimentos naturais que ajudam a controlar a glicemia:

ALECRIM

Incluí-lo nas preparações diárias é uma excelente ideia. O motivo? O tempero apresenta uma boa quantidade de antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias que fazem dele uma erva completa. O controle do diabetes, o aumento da imunidade e a melhora da concentração e da circulação são alguns dos benefícios obtidos por quem o consome.

AVEIA

O grão possui betaglucana, uma fibra que dificulta a absorção de gordura pelo organismo. As fibras presentes na aveia ainda ajudam os diabéticos no controle da glicemia. O alimento pode ser consumido de várias formas, como grãos, flocos, farelo ou até mesmo farinha. Com tantas variedades, não tem desculpa para não incluir o alimento no cardápio, não é mesmo?

BATATA-DOCE

O alimento é rico em fibras e possui baixo índice glicêmico (liberando a glicose lentamente no organismo), combinação perfeita para manter os níveis de glicemia estáveis.

BATATA YACON

Fonte de fibras e probióticos, a batata yacon é famosa na dieta dos diabéticos por ajudar no controle da doença. Isso porque o tubérculo é rico em um carboidrato chamado fruto-oligossacarídeo, que é absorvido pelo organismo lentamente, liberando a glicose nas mesmas proporções.

BERINJELA

Com compostos antioxidantes, como os flavonoides, a berinjela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo desenvolvimento de câncer. O legume ainda é um grande aliado no controle da glicemia. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promoverem o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, afirma a nutricionista Paula Castilho.

As fibras da berinjela ajudam na redução da glicemia, no controle do nível de insulina e dos lipídios.

As fibras da berinjela ajudam na redução da glicemia, no controle do nível de insulina e dos lipídios.FOTO: Shutterstock

 

CANELA

Ingredientes de receitas doces e salgadas, a canela também promove benefícios à saúde de quem tem diabetes. “A inclusão de canela na dieta de diabéticos tipo 2 melhora o controle glicêmico e os fatores de risco para doenças cardiovasculares associadas”, alerta a nutricionista Robena Molinari.

CASTANHAS E NOZES

São excelentes alimentos para os diabéticos. “O consumo está inversamente associado ao risco de diabetes tipo 2. Além disso, possuem baixo índice glicêmico, alto teor de fibras, magnésio, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas”, lista Robena.

CHÁ VERDE

Famoso nas dietas de emagrecimento, o chá verde também é um aliado dos diabéticos. Isso porque possui a catequina EGG, substância funcional que previne a retinopatia (complicação da doença que pode acometer a visão) e a neuropatia diabética (que prejudica os nervos do corpo).

FARINHA DE MAÇÃ

É rica em pectina, uma fibra solúvel que promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. A substância torna a absorção da glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja aderido mais lentamente, o que evita a transformação dos açúcares em gorduras. Além disso, a pectina ajuda na regulação do trânsito intestinal, pois aumenta o bolo fecal e retém mais água, colaborando com o bom funcionamento do intestino.

FARINHA DE MARACUJÁ

Por conter grande quantidade de fibras, a farinha ajuda reduzir a absorção de glicose. “Em um estudo utilizando farinha da casca de maracujá na alimentação de ratos normais e diabéticos, verificou-se o controle do diabetes, devido à sua ação hipoglicemiante e por ser rica em pectina, um tipo de fibra”, revela a nutricionista Greice Caroline Baggio.

 

Texto: Larissa Tomazini | Consultoria: Paula Castilho, Greice Caroline Baggio, Robena Molinari,  nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência