Saúde do coração: 15 alimentos que devem ser evitados

Conheça 15 opções de alimentos que afetam o seu colesterol e prejudicam a saúde do seu coração e de todo o sistema cardiovascular

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 12:08
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para manter a saúde em dia, além de incluir opções mais saudáveis no cardápio, também é primordial diminuir (ou evitar) aquelas que só trazem malefícios.

“Alimentos como banhas, manteigas e carnes gordas, por exemplo, devem ser evitados. O sal em excesso também é um vilão da saúde cardíaca porque eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame. Da mesma maneira, o açúcar em excesso também é ruim porque leva à obesidade, aumentando o risco de elevar o colesterol, desenvolver diabetes e desencadear algum tipo de lesão nas artérias”, explica a nutricionista Paula Fernandes Castilho.

Por isso, a seguir você conhece 15 opções que afetam o seu colesterol e o porquê de elas fazerem tão mal à saúde.

pizza-alimentos-contra-colesterol-saude-coração

Foto: Shutterstock

1- Pizza

Além de a massa branca trazer os mesmos malefícios do pão francês, o recheio também é uma questão a ser observada. Em sua maioria, eles são altamente ricos em gorduras (como bacon, calabresa, queijos amarelos diversos, carnes gordas, entre outros), que acabam transformando o alimento em uma grande bomba calórica. Por essa razão, caso vá consumir uma pizza, peça alguma que contenha acompanhamentos mais leves, como legumes, carnes magras e queijos brancos.

2- Molho branco

Embora saboroso, ele é muito rico em gorduras, fator de risco para a elevação dos níveis do mau colesterol. Por isso, molhos naturais, que não levam creme de leite em sua composição, são os mais indicados para acompanhar massas e outros pratos.

3- Frituras em geral

Batatas fritas, salgadinhos de festa e tirinhas de frango fazem parte dessa lista. Eles agradam em cheio ao paladar, mas, se o assunto é controlar o colesterol, eles devem ser diminuídos da alimentação.

4- Refrigerante

Ele é um dos maiores vilões do mau colesterol, já que, excessivamente, pode aumentar o risco de desenvolver obesidade, um dos principais fatores de risco do problema. Além disso, ele conta com cerca de 37g de açúcar a cada lata de 350ml. Por isso, quanto menos refrigerante for consumido, melhor!

5- Pão francês

Essa versão, tão adorada pela maioria dos brasileiros, traz consigo uma quantidade elevada de carboidratos simples, que elevam rapidamente a quantia de açúcar do sangue. Por isso, os nutricionistas indicam: substituir o pãozinho branco pelo integral é a melhor opção. Isso porque o segundo conta com uma elevada quantidade de fibras, que protegem as bactérias do intestino. O resultado? Elas acabam produzindo mais proprionato, uma substância que, ao chegar ao fígado, diminui a produção do mau colesterol (LDL).

6- Salgadinho de saquinho

Para dar o sabor, a textura e o aroma desejados, são adicionados muitos compostos artificiais durante sua produção. Além disso, calorias e gorduras é o que não faltam nessas opções que, embora práticas e saborosas, trazem danos permanentes à saúde.

7- Cereais açucarados

Atualmente no mercado, existem diversas marcas de cereais que apresentam grãos integrais e repletos de fibras em sua composição. Por isso, deixe de lado àqueles com muito chocolate e açúcar, que prejudicam a saúde das artérias se ingeridos a longo prazo.

8- Camarão

Muita gente não abre mão da iguaria, que é sinônimo de requinte e sofisticação. No entanto, é preciso moderar! O sódio é o principal vilão dessa opção, que traz danos à toda a saúde se consumido desenfreadamente.

carne-gorda-bacon-saude-coracao-colesterol

Foto: Istock.com/GettyImages

9- Carnes gordas

Ricas em gorduras saturadas, elas devem ser deixadas de lado no cardápio, já que colaboram muito para o aumento do LDL. Por isso, procure consumir frango sem pele e os cortes mais magros do boi (como filé mignon e alcatra) e do porco (pernil e peito).

10- Doces de padaria

Aqui, entram àquelas opções prontas irresistíveis e práticas que, embora saborosas, aumentam o colesterol ruim. Por isso, procure reduzir a quantidade consumida, ou, melhor ainda, preparar você mesmo alguns doces fit com ingredientes mais saudáveis.

11- Sorvete

Eles são altamente ricos em gorduras, que aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o bom (HDL). Por isso, procure se refrescar com picolés naturais de frutas ou, até mesmo, um açaí, que é mais nutritivo (desde que com acompanhamentos leves e saudáveis, que reduzam o seu valor calórico).

sorvete-saude-coracao-colesterol-alimentos-prejudicam

Foto: Shutterstock

12- Manteiga

É extremamente rica em gorduras, que resultam no aumento do mau colesterol. Por isso, se não abre mão desse tipo de acompanhamento no pãozinho diário, procure utilizar geleias caseiras de frutas (com moderação!).

13- Suco de caixinha

Engana-se quem pensa que eles são sinônimo de saúde: ricos em açúcar, eles são muito pobres em suco puro de fruta, trazendo, ainda, conservantes em excesso. Por isso, consumir uma fruta em vez de beber esse composto artificial é a melhor saída.

14- Embutidos

Eles são fonte de gorduras, ricos em corantes e conservantes e, de quebra, têm alto teor de sódio, motivos de sobra para deixar de consumi-los.

15- Bebidas alcoólicas

A cerveja é a mais lembrada, embora os outros tipos também façam mal. O motivo? O acúmulo de gordura abdominal, o entupimento das artérias e a elevação da pressão arterial são alguns malefícios desencadeados por eles.

Consultoria:  Paula Fernandes Castilho, nutricionista

Quer saber mais sobre ansiedade. Baixe nosso e-book agora!

LEIA TAMBÉM