ESTILO DE VIDA

Alimentos e suplementação que ajudam a saúde e a dieta!

Dê uma turbinada no seu organismo e no processo de emagrecimento com alimentos e suplementação que auxiliam a saúde e a dieta

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/10/2016 às 18:50
Atualizado às 14:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para ter uma boa saúde, é importante manter uma dieta balanceada, constituída de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos etc, para garantir a boa funcionalidade das células e órgãos do corpo. Também é preciso incluir hábitos saudáveis no dia a dia como comer de três em três horas, fazer exercícios físicos e evitar açúcar e fritura. Mas e quando você faz tudo isso e ainda assim não é suficiente? A solução para esse problema é ingerir mais alimentos funcionais. Conheça seus benefícios para a saúde e entenda mais sobre alimentos e suplementação.

colher cheia de comprimidos e cápsulas de suplementação

Foto: iStock.com/Getty Images

O que são alimentos funcionais?

Segundo a nutricionista Ione Leandro de Queiroga, de São Paulo, alimentos funcionais são aqueles que possuem nutrientes que vão além do valor nutricional. Graças às suas características nutricionais, potencializam a melhoria do organismo. Nada mais é do que um alimento convencional que consumimos habitualmente em uma dieta normal, e composto de componentes naturais, explica a nutricionista Vivian Zollar. Entre os benefícios, eles previnem contra diversas doenças, reduzem problemas cardíacos, melhoram o funcionamento do sistema imunológico e têm ação antioxidante. Consequentemente, com a saúde em dia, fica mais fácil perder peso!

Nutracêuticos

O termo nutracêutico é a representação da forma farmacêutica dos alimentos funcionais. São compostos bioativos de alimentos que foram processados e, por isso, contêm substâncias na forma concentrada. Eles também têm a mesma função: melhorar a saúde e suprir algum nutriente em doses que excedem o normal. Eles podem ser encontrados na forma de cápsulas, comprimidos, tabletes, etc.

Alimentos e suplementação

Como o próprio nome diz, é a forma específica de complementar e enriquecer a ingestão diária de certo nutriente com características idênticas aos alimentos. A dosagem é específica e pode ser de um nutriente isolado ou combinado. Eles são indicados para pessoas com carência nutricional, com doença que impede a absorção de nutrientes, pessoas que praticam atividades esportivas, para prevenir e tratar doenças.

Consumo

É de extrema importância procurar as orientações de um profissional da saúde para que o consumo de suplementos seja indicado de forma adequada às necessidades de cada pessoa. No caso de contraindicações, deve-se ficar atenta se houver alguma doença que exija a restrição específica de algum alimento. Já a ingestão dos nutracêuticos e os suplementos necessitam de uma avaliação nutricional para saber se há restrições.

Texto: Júlia Prado | Consultoria: Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da Onodera, de São Paulo (SP), www.onodera.com.br; Vivian Zollar, nurtricionista membro da câmara técnica do Conselho Regional de Nutrição 3, (11) 3474- 6157

LEIA TAMBÉM