Conheça cinco alimentos que controlam o diabetes!

Apostar em ingredientes saudáveis é primordial para uma maior qualidade de vida. Conheça alguns alimentos que controlam o diabetes!

None
A chia é uma semente rica em fibras que contribui com o trânsito intestinal. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/03/2017 às 13:06
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter uma alimentação saudável é a chave para a boa forma e a boa saúde. E mais importante ainda, ter refeições equilibradas é de total importância na prevenção de doenças e no controle de alguns problemas de saúde, como o diabetes. “Manter uma dieta equilibrada controla as taxas glicêmicas, evita picos de insulina e ajuda no controle de peso, melhorando a qualidade de vida do diabético”, explica a nutricionista Flávia Ramos. Pensando nisso, trouxemos cinco alimentos que controlam o diabetes e as taxas de glicemia do sangue. Confira!

1. Chia

Quando adicionada no iogurte, a chia ajuda a contribuir com a flora intestinal

A chia é uma semente rica em fibras que contribui com o trânsito intestinal. FOTO: iStock.com/Getty Images

Salpicada em saladas, iogurte ou até mesmo em frutas, a chia é um alimento rico em fibras, importantes para o controle da glicemia. “Seu alto teor de fibras promove a sensação de saciedade, contribui para o bom funcionamento do intestino, além de influenciar na velocidade com que o açúcar chega à corrente sanguínea. Quando adicionado a sucos, frutas, iogurtes, bolos, dentre outras formas de consumo, faz com que a digestão seja mais lenta, evitando picos de açúcar e de insulina, sendo adequado o consumo para diabéticos”, salienta a nutricionista Carolina Berger.

2. Limão

O limão auxilia o organismo na queima da gordura

O limão é um dos alimentos que controlam o diabetes. FOTO: Shutterstock.com

O grande trunfo dessa fruta cítrica é a presença do d-limoneno, substância presente na casca que penetra com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo com um solvente de gorduras. A fruta ainda possui alta concentração de ácido nicotínico, agente que protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem diabetes.

3. Blueberry

Por ser fonte de antioxidantes, a blueberry ajuda na prevenção de doenças, incluindo o diabetes. FOTO: Shutterstock.com

Quem tem diabetes deve apostar nessa fruta. Apesar de não ser tão comum no cardápio de muitas pessoas, a blueberry é fonte de antioxidantes, reduzindo a ação dos radicais livres, moléculas que, em excesso, podem desencadear o surgimento de tumores, de doenças cardíacas e até de Alzheimer. Além disso, ela combate infecções e reforça o sistema imunológico.

4. Farinha de banana verde

O amido resistente, presente na farinha, auxilia no controle do índice glicêmico do sangue. FOTO: Shutterstock.com

“O amido resistente característico da fruta verde reduz o aumento de glicose no sangue”, garante a nutricionista Robena Molinari. O recomendado é comprar a farinha já pronta em lojas de produtos naturais. Consuma 2 colheres (sopa) por dia.

5. Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico que contribui com a queima de gorduras. FOTO: iStock.com/Getty Images

Conhecido por seu poder termogênico – que aumenta o metabolismo do corpo -, o gengibre deve estar presente no cardápio de quem sofre de diabetes. “O alimento possui substâncias antioxidantes que promovem a melhora da circulação sanguínea, prevenindo os problemas circulatórios causados pela doença”, afirma Robena.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Carolina Berger, Flávia Ramos e Robena Molinari, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.