Reumatismo: 5 alimentos que amenizam o problema

Uma alimentação equilibrada, com alimentos bons, sempre foi sinônimo de mais saúde. Quando se trata em combater o reumatismo, não é diferente!

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FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 15:24
Atualizado às 11:51

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Uma alimentação equilibrada, com a inclusão dos alimentos certos, sempre foi sinônimo de mais saúde e bem-estar. Quando se trata em combater os problemas relacionados às doenças reumáticas, não é diferente. Alguns alimentos, em especial, possuem nutrientes capazes de amenizar vários sintomas desses males. “Para reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor reumática, deve-se incluir na alimentação alimentos que reduzam a inflamação e reduzir ao mínimo o consumo daqueles que contêm agentes inflamatórios. Alguns alimentos bem-vindos são: sardinha, atum, salmão, arenque, azeite, abacate, aveia, linhaça, castanha-do-pará, nozes e avelã”, exemplifica a nutricionista Mirian Martinez. A seguir, saiba quais são os alimentos que não podem faltar no seu prato.

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Abacate

Muito rica nutricionalmente, a fruta desempenha um poderoso papel anti-inflamatório no organismo. Além de contar com a presença de ômega-3 em sua composição, ácido graxo essencial que combate os sintomas da artrite reumatoide por conta de seu potencial anti-inflamatório, o abacate ainda é rico em fitoesterois e outras substâncias que auxiliam no combate a inflamações.

Alho

O bulbo é famoso por proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular, ou seja, combate a pressão alta e desempenha poderosas ações antioxidantes, por meio de um composto chamado alicina. “O alho contém alicina e quercetina, substâncias que desempenham ações imunoestimulantes, antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, além de reduzir o colesterol e os triglicerídeos”, conta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

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Azeite

Excelente anti-inflamatório e antioxidante, ele é um acompanhamento ideal para saladas e outros pratos. “O azeite também auxilia na neutralização dos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento das células e diminuindo as chances de desencadear alguns tipos de doenças como o câncer”, explica a nutricionista Luana Vasconcelos.

Batata-doce

O alimento conhecido por integrar dietas fitness também possui vantagens contra as doenças reumáticas. Rica em vitamina A, a batata-doce tem uma grande participação na regeneração celular, além de contribuir para a boa atuação das defesas corporais, o que potencializa o sistema imunológico. Mas um de seus principais benefícios contra o reumatismo é a capacidade de manter um crescimento ósseo saudável e evitar a degeneração das articulações, já que a deficiência da vitamina no organismo pode culminar nesses dois problemas.

Brócolis

Além de ser muito saboroso e conter uma vasta lista de qualidades nutricionais, o brócolis também possui ação contra as inflamações, devido à presença de sulforafanos, fitoquímicos que inibem o seu desenvolvimento. Além disso, a presença de cálcio, em altas concentrações, auxilia na saúde dos ossos e atua na prevenção de uma das mais perigosas doenças reumáticas: a osteoporose. “O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão ou pressão alta e combatendo a prisão de ventre. É fonte de cálcio, atuando na prevenção da osteoporose e na formação dos ossos e dentes, sendo importante para idosos, crianças, adolescentes e gestantes”, ressalta a nutricionista Teresa Labanca.

Consultoria: Luana Vasconcelos, Mirian Martinez e Teresa Labanca, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

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