8 alimentos poderosos contra a prisão de ventre!

Solução saudável e saborosa:descubra quais são os alimentos que funcionam como verdadeiros aliados contra o problema da prisão de ventre!

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FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 12:01
Atualizado às 11:54

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Dias sem ir ao banheiro, inchaço, mal-estar… Caso você se identifique com esses sintomas, pode ser que sofra com a famosa prisão de ventre, quando o intestino é “preguiçoso” e não funciona da maneira correta. “O intestino preso provoca acúmulo de fezes que ficam por mais tempo em contato com a mucosa intestinal, causando microlesões na parede interna do órgão e produzindo substâncias tóxicas que podem aumentar a chance de aparecimento de diversas doenças”, conta Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo.

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FOTO: Shutterstock

Apesar das possíveis complicações, esse problema pode ser combatido de maneira simples e eficaz: por meio da alimentação. Então, que tal conhecer alguns ingredientes que não podem ficar de fora do cardápio de quem tem prisão de ventre?

1. Mamão

Ao se falar em intestino preso, a maioria das pessoas logo pensa no mamão, mostrando que ele foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para esse problema. Essa fruta apresenta papaína, uma enzima que é capaz de facilitar a digestão e, quando é ingerida em jejum, também é eficaz contra o diabetes. Além disso, o mamão ajuda a tratar de doenças respiratórias, calos, feridas, anemia, verminoses e verruga.

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FOTO: Istock.com/Getty Images

2. Abacaxi

A fruta auxilia na digestão devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que sintetizam proteínas, facilitando o processo digestivo). O abacaxi também apresenta grandes quantidades de potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, C, B1 e D.

3. Ameixa

Ela melhora o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e, de quebra, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. O sorbitol encontrado em sua composição, quando aliado às fibras, absorve mais água do organismo, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

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4. Manga

Devido ao alto teor de fibras, essa fruta aumenta a saciedade e promove menor absorção de gorduras e açúcares da dieta, além de amenizar a prisão de ventre. A manga é fonte de cobre e ferro, minerais que previnem a anemia, tem magnésio e potássio, que são importantes para evitar câimbras, regular a pressão arterial e prevenir problemas cardíacos e possui o zinco, substância que evita problemas de pele e atua auxiliando a fertilidade.

5. Aveia

Ela se caracteriza por ser um cereal de alta qualidade nutricional, rica em quantidade de proteínas e elevada concentração lipídica de ácido oleico e linoleico. O elevado conteúdo de vitaminas também lhe confere propriedade antioxidante. Sua fibra solúvel reduz o colesterol ruim, limpando as artérias do nosso organismo. “Também ajuda na melhoria da prisão de ventre, a qual é fator de risco para câncer intestinal”, ensina Carolina Marques, nutricionista. De acordo com a profissional, 2 colheres (sopa) de farelo de aveia ao dia já é suficiente para aproveitar seus benefícios, mas sempre acompanhado da ingestão de água.

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6. Abacate

As gorduras monoinsaturadas presentes nessa fruta podem auxiliar na lubrificação das fezes, facilitando na hora de evacuar. Ou seja, suas gorduras boas são benéficas na hora de combater a prisão de ventre, contudo, por apresentar valor calórico elevado, o ideal é que o abacate seja consumido com moderação.

7. Uva

O consumo dessa fruta também auxilia o trânsito intestinal, uma vez que possui ação laxativa e diurética. Além disso, a uva também é uma importante aliada do coração, protegendo o órgão contra infartos – já que regula as taxas de colesterol no sangue. E, por conter flavonoides em sua composição, também previne o surgimento dos radicais livres.

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FOTO: iStock.com/ Getty Images

8. Laranja

Quando consumida com o bagaço, é ideal para regular a digestão e ainda ajuda a controlar a glicemia e os níveis de colesterol. A laranja também é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B, sendo que estes nutrientes estão relacionados a uma boa saúde óssea, atuam na contração e no relaxamento muscular e agem como antioxidante, prevenindo danos nas células do organismo.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo; Carolina Marques, nutricionista

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