ESTILO DE VIDA

Alimentos contra diabetes: invista neles para regular a glicemia!

Você sabia que é possível controlar e até evitar o diabetes por meio da alimentação? Conheça alguns itens contra diabetes que não podem faltar no cardápio!

None
FOTO: Istock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 12:16
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Diabetes é uma doença crônica, ou seja, que deve ser controlada por toda a vida. Ela é causada pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, chamada de glicemia. Existem dois principais tipos de diabetes e também uma forma simples para preveni-lo e controlá-lo: a alimentação. Saiba mais sobre o assunto e cuide-se melhor!

alimentos e medidor de diabetes

FOTO: Istock

Tipo 1

O diabetes tipo 1 ocorre principalmente em crianças e adolescentes e dura por toda a vida. Nesse caso, o pâncreas, órgão que fica atrás do estômago, deixa de funcionar corretamente. Isso acontece porque suas células produtoras de insulina são atacadas pelo próprio sistema imunológico e, assim, passam a produzir pouca ou nenhuma quantidade desse hormônio, fundamental no metabolismo do açúcar e outros carboidratos. Com isso, os diabéticos tipo 1 passam a depender de medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue.

Tipo 2

Esse acontece já na idade adulta quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicose no sangue. Esse é o caso mais comum e tem muito a ver com a alimentação, sedentarismo e os altos índices de açúcar ingerido. Por isso é bom prestar atenção no que você come e buscar prevenir a doença com refeições saudáveis e exercícios.

Saúde na despensa

Segundo a nutricionista Leandra Giorgetti, o recomendado para quem tem diabetes são alimentos que apresentam índice glicêmico médio e baixo, pois isso faz com que a velocidade da chegada do açúcar na corrente sanguínea seja lenta, evitando picos de glicemia.

Alimentos com índice glicêmico baixo

Os principais são os vegetais como berinjela, alface, couve, rúcula e espinafre. Também são indicadas frutas como maçã, manga, laranja, pêssego, pera, abacaxi, melão, melancia, amora, cereja, morango e uva, além de cereais integrais como aveia, quinoa, linhaça, chia, sementes de abóbora e de girassol. • Índice glicêmico médio Outros cereais integrais também podem ser consumidos, mas com um pouco mais de cautela. São eles: arroz e macarrão integral, gérmen de trigo, quinoa e farinha de trigo integral. Leguminosas como feijão e frutas como o abacaxi, banana, laranja e damasco são outros exemplos.

Consultoria: Leandra Giorgetti, nutricionista do espaço P4B Personalized Health. www.p4b.med.br

LEIA MAIS: