Connect with us

O que você está procurando?

Entenda como combater a depressão com ajuda dos alimentos e suas propriedades: banana, ovo, feijão e grão-de-bico são alguns dos que podem ajudar
- Foto: Shutterstock

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater a depressão

Entenda como combater a depressão com ajuda dos alimentos e suas propriedades: banana, ovo, feijão e grão-de-bico são alguns dos que podem ajudar

Além de aumentar a imunidade e controlar o peso, alguns alimentos também são capazes de proteger o organismo de diversas doenças, inclusive da combater a depressão. Isso acontece porque determinados ingredientes atuam no sistema nervoso, ajudando o trabalho dos neurônios e participando da produção de neurotransmissores que proporcionam sensações de prazer e bem-estar. Então, prepare-se para rever seus hábitos e refazer sua lista de compras!

mulher na cama com depressão

Foto: Shutterstock

Alface

Ingrediente indispensável no preparo de diversas receitas, contém lactucina e lactupicrina, substâncias que acalmam e aliviam a insônia e a irritação. Além de outros nutrientes como potássio, fosfato e vitamina K que, em falta no organismo, causam depressão, confusão mental e cansaço.

Banana

Além de ser uma ótima opção para ser consumida como sobremesa, essa fruta é rica em carboidratos, potássio, ferro, fibras e vitaminas B6 e C. Ela também garante um sono tranquilo, diminui a ansiedade e é capaz de garantir energia e disposição.

Jabuticaba

Possui vitaminas B1, B2, ferro e sais minerais. O ferro combate a anemia e as vitaminas do complexo B atuam como antidepressivos.

 Laranja

Fonte de vitamina C, flavonoides e cálcio, ela beneficia o funcionamento correto do sistema nervoso. Suas folhas têm propriedades calmantes, por isso também é indicada para pessoas que sofrem de insônia.

Maracujá

É rico em fibras, potássio, cálcio e vitaminas A e C. Seu chá é conhecido pela sua ação tranquilizante, aliviando o nervosismo e a insônia. Além disso, a fruta contém a fibra pectina, que age como um gel no estômago, dando a sensação de saciedade.

Tomate

Presença garantida no prato de muitos brasileiros, ele contém diversos sais minerais como ferro, fósforo e manganês, além de vitaminas A, C e do complexo B, que agem como antidepressivos.

Erva-doce

Com aroma e sabor bastante característicos, essa planta tem inúmeros benefícios para o organismo, entre eles a ação calmante e contra insônia.

Grão-de-bico

Contém fibras, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitaminas E e do complexo B, além do aminoácido triptofano, que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre

É fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, sendo eficaz no combate à depressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.

Ovos

Eles podem ser feitos de mais de uma maneira e são ricos em vitaminas do complexo B (tiamina e niacina), ácido fólico e acetilcolina, responsáveis pelo bom humor. A falta desses nutrientes pode causar ansiedade, apatia e perda de memória.

ovos

Foto: iStock

Salmão

Embora ainda seja pouco frequente no cardápio dos brasileiros, esse peixe contém ômega-3, zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo o cansaço e a ansiedade.

Mel

Calmante natural, ele também estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Uma boa forma de utilizá-lo é para adoçar sucos e chás no lugar de açúcar e alguns tipos de adoçantes.

Leite

Essa bebida é bastante consumida por crianças, sendo uma ótimas fonte de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. Além disso, o cálcio ajuda a controlar o nervosismo e a irritabilidade.

Couve

Rica em vitamina C e ácido fólico, tem também propriedades que aliviam o estresse, a tristeza e o desânimo, além de evitar diversas doenças do coração.

Abóbora

Esse alimento é um dos responsáveis pelo bom humor, pois conta com altas doses de vitamina B6 e ferro, necessários para transformar o açúcar no sangue em glicose, o combustível do nosso cérebro.

Feijão

Além de ser a combinação ideal para o arroz, esse ingrediente é rico em proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras. O feijão ajuda a reduzir os sintomas da depressão e também já foi associado à diminuição de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e até neoplasias.

Chia

É fonte de ômega-3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes, dando ao alimento a capacidade de combater os radicais livres. Além disso, tem ação anti-inflamatória e grande poder de absorção de glicose. Outra grande propriedade da chia para a saúde é o combate à depressão e ao mau humor, afastando também a ansiedade.

Sementes de girassol

Os pequenos grãos contêm vitaminas do complexo B, como a B1, que participa da fabricação de vários neurotransmissores, substâncias que levam os sinais de um neurônio a outro – daí a influência sobre o humor. Sua carência acaba acentuando ainda mais os sintomas de estresse e de perda de memória. O alimento ainda carrega outros nutrientes essenciais à saúde. “Ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, possuem ainda fibras, minerais como o potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de cálcio, sódio em baixas quantidades e vitaminas, entre elas, betacaroteno e vitaminas B2 e B3”, acrescenta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Alex Botsaris, clínico geral especialista em plantas medicinais; Greice Caroline Baggio, Maria Fernanda Elias e Thaíz Maia, nutricionistas.

Texto: Larissa Tomazini

Advertisement

Estilo de vida

Salada club: ingredientes oferecem diferentes nutrientes, como proteínas e vitaminas. Juntos, conseguem saciar a fome e fortalecer as defesas do organismo!

Estilo de vida

A laranja tem poder antioxidante, fibras, cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B. Tudo para melhorar sua saúde

Estilo de vida

Duas sementes consideradas emagrecedores naturais foram proibidas pela Anvisa por serem tóxicas. Clique no link e saiba mais detalhes!

Estilo de vida

Chapéu-de-couro: planta age contra o intestino preso, ácido úrico, ajuda no controle do peso e ainda é eficaz contra a retenção de líquidos

Estilo de vida

Chá de graviola e de erva-doce são armas poderosas contra ansiedade e o estresse. Saiba como fazer e conheça todos os benefícios

Estilo de vida

Você sabia que o gergelim previne a osteoporose e ajuda no controle do diabetes? Confira quais são os principais nutrientes dessa sementinha!

Estilo de vida

Confundida com uma simples dor de cabeça, a enxaqueca carrega consigo diversos mitos. Veja algumas dúvidas recorrentes e descubra o que é verdade

Estilo de vida

A alimentação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir - e controlar - o Alzheimer. Incluir na dieta peixes. romã e chia pode ajudar. Confira!