Connect with us

O que você está procurando?

Do mesmo jeito que existem alimentos prejudiciais ao organismo e à pressão arterial, existem os que auxiliam no combate. Saiba quais deles consumir!
- Foto: iStock.com/Getty Images

4 alimentos devem ser inseridos no cardápio dos hipertensos!

Do mesmo jeito que existem alimentos prejudiciais ao organismo e à pressão arterial, existem os que auxiliam no combate. Saiba quais deles consumir!

Quando se fala em um cardápio equilibrado, alimentos integrais, verduras e legumes logo são lembrados. E não é para menos: ricos em vitaminas e minerais, eles ajudam a manter a pressão arterial nos índices ideais. “A dieta do hipertenso deve ser balanceada, privilegiando vegetais, carnes magras (como aves e pescados), laticínios desnatados, grãos e cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes e castanhas. Além disso, os alimentos devem ser cozidos, assados, grelhados ou refogados”, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Confira 4 alimentos que não podem faltar à mesa.

hipertensao-arroz-integral

Foto: iStock.com/Getty Images

Arroz integral

Além de promover saciedade por mais tempo, ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. “Retirando apenas a casca, o arroz integral é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como mangésio, fósforo, potássio e zinco”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outras opções igualmente saudáveis são: selvagem, arbóreo e japonês, que também possuem valores nutricionais importantes.

Castanhas

Apenas 2 unidades das castanhas maiores, como nozes, castanha de caju e castanha-do-pará, ou 1 colher (sopa) das oleaginosas menores, como pistache, amêndoa e amendoim são suficientes para usufruir de seus benefícios. Em excesso, favorecem o ganho de peso.

Tomate

 

tomate-hipertensao-licopeno-alimentos

Foto: Shutterstock

O licopeno – substância que dá a cor vermelha ao alimento – é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres. “O consumo de tomate está associado a uma redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de ser um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C”, comenta Greice.

Abacate

A fruta é rica em gorduras do bem (ômega-3 e ômega-9) que atuam contra o mau colesterol, além de ser fonte de antioxidantes, como as vitaminas C e E. Outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.

 

Texto: Paula Santana

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista e Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Advertisement

Estilo de vida

A insônia pode comprometer a qualidade de vida, por isso deve ser combatida. Mas, afinal, como garantir uma boa noite de sono? Confira 3 dicas!

Estilo de vida

Saiba 3 combinações nutritivas de diferentes grupos alimentares para potencializar o emagrecimento e a absorção de nutrientes!

Estilo de vida

Você monta um lanche e quando vai morder percebe que o pão está embolorado. O que faz? Descubra se retirar as partes com bolor é seguro

Estilo de vida

Saiba mais sobre os leites vegetais: opções funcionais, cheias de vantagens e benefícios para substituir a versão animal!

Estilo de vida

A sensação de inchaço insiste em aparecer e você desconhece os motivos? Saiba porque ela aparece e confira dicas para se livrar do problema!

Estilo de vida

Conheça os benefícios de várias oleaginosas na prevenção de doenças, como a avelã, amendoim, macadâmia, castanha de caju, castanha-do-pará e nozes

Mundo místico

Confira a playlist de fé que te ajudará a criar intimidade com a Mãe de Deus. Veja as 10 músicas que falam sobre Maria e reze junto com elas.

Mundo místico

Veja como o salmo 78 pode te ajudar a superar os problemas da vida. Reze com fé e abençoe a sua vida com esse salmo poderoso.