ESTILO DE VIDA

Alimentos que auxiliam a saúde do coração: confira alguns deles!

As doenças no coração podem acometer as pessoas de qualquer idade que seja. Para evitar isso, além de deixar de lado hábitos que prejudicam a saúde, é necessário conciliar uma rotina de exercícios com boa alimentação. Confira alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

None
Doenças no coração podem ser prevenidas com hábitos alimentares mais saudáveis FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/04/2018 às 07:00
Atualizado às 17:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Doenças do coração podem afetar pessoas nas mais diferentes condições. Muitas vezes, os problemas aparecem de forma sútil, sem afetar muito o cotidiano, como um leve aumento na pressão, dores pontuais ou o famoso colesterol. Além de evitar hábitos prejudiciais, como tabagismo e excesso de álcool, o essencial para prevenir as doenças do coração é ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. “Estudos recentes demonstram claramente que as pessoas que mantêm um bom condicionamento cardiovascular envelhecem melhor, com mais saúde e menos eventos negativos”, explica o especialista Augusto Scalabrini Neto, que listou alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

Azeite extra virgem

Rico em gorduras monoinsaturada, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom”, é recomendado que o azeite ingerido seja de boa qualidade. “O benefício é atingido quando se ingere azeite de oliva puro, sem misturas, e preferencialmente sem aquecer, já que o aquecimento pode promover a saturação das gorduras monoinsaturada com consequente perda de suas propriedades benéficas”, destaca Augusta.

O azeite, quando utilizado da forma correta, pode ser uma arma na prevenção da diabetes

O azeite extra virgem é rico em gorduras monoinsaturada, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom” FOTO: Shutterstock

Alho

Também considerado um potencial mocinho contra o colesterol, o alho pode ter efeitos positivos na prevenção da doença, e é um dos alimentos que auxiliam a saúde do coração. “Existem alguns estudos demonstrando efeitos benéficos do alho na redução das gorduras do sangue e, portanto, do colesterol, na redução da agregabilidade das plaquetas, reduzindo assim o risco de coágulos que poderiam causar infarto e aumento no relaxamento das artérias, reduzindo assim a pressão arterial”, pontua o médico.

Além de muitas funções interessantes para o organismo, o alho também pode prevenir doenças cardíacas

Rico em vitaminas e minerais, também pode diminuir as gorduras no sangue Foto: Pixabay

Vinho e suco de uva

Surpreendentemente, o vinho, assim como o suco de uva, tem sido associados com a saúde do coração. Isso porque a uva contém resveratrol, composto que auxilia na manutenção do HDL (colesterol “bom”). “Estudos mostram que o resveratrol é capaz de aumentar os níveis da fração HDL do colesterol, reduzir os radicais livres e diminuir a coagulação de forma adequada, assim, evitando eventos como o infarto do miocárdio”, conclui o especialista. Augusto destaca que o consumo deve ser moderado, principalmente se tratando do álcool.

Vinho pode evitar o colesterol ruim

Além de ter função antioxidante, o vinho também estimula a produção do colesterol “bom”. FOTO: Shutterstock.com

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Augusto Scalabrini Neto, cardiologista

LEIA TAMBÉM: