ESTILO DE VIDA

Conheça os alimentos capazes de impedir o envelhecimento precoce

Os alimentos que retardam o envelhecimento são capazes de combater os radicais livres do corpo. São encontrados principalmente em alimentos naturais

None
O ômega 3 encontrado no salmão ajuda a combater o envelhecimento. Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/06/2017 às 17:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca sonhou com a juventude eterna? Infelizmente, ainda não inventaram uma fórmula mágica capaz de realizar esse sonho humano, porém encontramos nos supermercados e feiras alimentos que são fontes de saúde, beleza e que podem prolongar a juventude do corpo e da mente. Saiba tudo sobre os alimentos que retardam o envelhecimento.

O segredo está na alimentação

De acordo com a nutricionista Renata Bravo, existem alguns alimentos (os antioxidantes) que podem combater os radicais livres, os principais causadores das rugas acentuadas antes do tempo. Os principais são os ricos em fibras, ômega-3, vitaminas A, C e E, cobre, selênio, zinco e bioflavonoides, substância responsável pela cor vibrante dos legumes e frutas. A água também tem papel importante nesse processo, pois a desidratação contribui para a aceleração do envelhecimento.

Como agem e onde encontrar

Fibras: verduras, frutas, legumes e grãos (como soja, linhaça etc). São capazes de limpar e livrar o organismo de substâncias tóxicas, além de melhorar o funcionamento do intestino.

Ômega-3: peixes como salmão, atum, cavala e sardinha podem ser considerados uma boa fonte de ômega 3. Têm ação anti-inflamatória e protegem o coração (procure não consumi-los fritos). O ômega 3 pode ser encontrado também em sementes oleaginosas como a castanha-do-pará e a linhaça.

Vitaminas A, C e E: os alimentos que mais possuem propriedades antioxidantes são os que contêm vitaminas A, C e E. Essas vitaminas são encontradas na cenoura, tomate, frutas cítricas (limão, laranja, caju, goiaba, entre outras) e no azeite.

O que são radicais livres e antioxidantes?

Radicais livres: são moléculas que, em excesso, podem contribuir para o aparecimento de problemas como o envelhecimento precoce e o câncer. Além do próprio metabolismo, o cigarro, o álcool, o estresse e alimentos gordurosos são alguns dos fatores que podem gerar essas moléculas.

Antioxidantes: são substâncias capazes de se associar aos radicais livres e neutralizar seus efeitos nocivos no organismo. A alimentação adequada, rica em verduras, frutas e legumes são as grandes fontes de antioxidação natural.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Renata Bravo, nutricionista.

LEIA TAMBÉM: