Saiba quais são os alimentos que auxiliam antes e depois do treino!

Alguns alimentos devem ser evitados antes ou depois do treino, pois causam certos incômodos ao organismo. Saiba em quais você deve apostar!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/06/2017 às 13:10
Atualizado às 12:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma boa dieta faz toda a diferença para turbinar os exercícios físicos e obter melhores resultados. Por isso, comer os alimentos adequados antes e depois do treino auxilia muito na perda de peso e na manutenção da massa muscular. De acordo com o médico nutrólogo André Veinert, diferente do que muitos pensam, treinar em jejum não ajuda a perder peso e só gera grandes prejuízos à saúde, pois os quilos perdidos não são de gordura, mas, sim, de músculo. “Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo”, afirma.

Leves e nutritivos

Dessa forma, antes de qualquer atividade física, são indicados lanches leves ricos em carboidratos, em fibras, que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura, e que sejam de baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata-doce, frutas, nozes ou castanhas. “Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, pois eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue”, explica.

Proteínas depois do treino

Após o treino, a reposição de nutrientes é fundamental, pois ajuda no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular. “O alimento ideal para recuperar a massa perdida durante o exercício é a proteína, mas ela não deve vir sozinha. A refeição também precisa conter vegetais e carboidratos. Alimentos proteicos, como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são ótimos para prevenir lesões e melhorar o rendimento do próximo treino. Além disso, é recomendável que esses alimentos sejam consumidos em até uma hora após a atividade”, orienta.

Edição de texto: Redação Alto Astral | Consultoria: André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme-Gerenciamento de Perda de Peso

LEIA TAMBÉM