Alimentos que combatem as alterações hormonais e outros sintomas femininos

Confira alguns alimentos que previnem e acabam como intestino preguiçoso e outras alterações hormonais que atingem as mulheres!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2016 às 19:03
Atualizado às 11:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Confira algumas dicas de alimentos que ajudam a aliviar os efeitos das alterações hormonais, como a TPM e a menopausa, e de outros sintomas que atingem as mulheres!

Mulher apertando espinhas do rosto

Foto: iStock.com/Getty Images

Tensão Pré-Menstrual

Para combater as alterações hormonais típicas da TPM, aposte em alimentos ricos em vitamina E, pois esse nutriente ajuda a controlar o nervosismo e a irritabilidade, sentimentos possíveis de acontecer quando a menstruação está para chegar. Você pode encontrar essa substância nas folhas verdes, no brócolis e nas castanhas em geral.

Alterações hormonais na menopausa

Quando ela chega, os principais sintomas são excesso de calor, insônia e irritabilidade. Para conviver em paz com as alterações do hormônio estrogênio, consuma alimentos ricos em ômega 3 (que agem como um anti-inflamatório), como o azeite, por exemplo. Outros alimentos que ajudam a combater esse mal são a uva, a soja, a linhaça, a maçã e as nozes.

Intestino preguiçoso

Pouca água, sedentarismo e ingestão de alimentos que não contêm fibras são as principais causas do intestino preguiçoso. Para fazê-lo funcionar, consuma folhas verdes, frutas com casca, alimentos integrais e muita água! Essas delícias reconstroem a flora intestinal, fazendo com que o intestino trabalhe naturalmente todos os dias.

Acne e espinhas

Para cicatrizar acnes e espinhas, e evitar que elas deixem seu rosto marcado, insira em seu cardápio diário alimentos com licopeno, um poderoso antioxidante que age cicatrizando aqueles buraquinhos tão indesejáveis. Os alimentos ricos nessa substância são a goiaba, a melancia e o tomate, que deve ser ingerido em forma de molho para que a substância seja ativada.

Queda capilar

A vitamina C atua diretamente na hidratação e no fortalecimento do couro cabeludo, evitando que ocorra o enfraquecimento e a queda dos fios. Para fugir desse problema que aterroriza as mulheres, consuma frutas cítricas, como acerola, laranja, limão e tangerina.

Osteoporose

É uma doença que pode aparecer depois da menopausa, causando o enfraquecimento dos ossos. Para combatê-la, aposte no leite e seus derivados, que são ricos em cálcio, ajudando na calcificação dos ossos e dentes. Além disso, o limão e a acerola são capazes de construir novos tecidos para a sustentação óssea, pois são fontes de vitamina C.

Enxaqueca

Muitas vezes, ela surge sem motivo e descobrir a causa torna-se tão difícil quanto controlá-la. Mas com uma alimentação equilibrada e saudável, é possível amenizar esse tormento que atinge milhares de mulheres no mundo todo. Procure ingerir mais alimentos ricos em vitamina B6. Ela ajuda na produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar do nosso organismo. A vitamina B6 está no arroz integral, no gérmen de trigo, na aveia, na batata e na banana. “Para se livrar da enxaqueca, evite alimentos com bastante cafeína, como café, refrigerantes e chocolates. Além disso, diga não aos condimentos e aos produtos industrializados”, indica Patrícia Nunes, nutricionista da Clínica Faciall, de São Paulo (SP).

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes Consultoria: Patrícia Nunes, nutricionista da Clínica Faciall, de São Paulo (SP); Claudia Torquato, nutricionista e diretora da Oligoflora, do Rio de Janeiro (RJ); Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.