Alimentos aliados da longevidade: acrescente mais saúde à sua mesa!

Além do cuidado constante com o bem-estar, outros elementos são a chave para uma vida longa e saudável, como exercícios, bom humor e alimentação. Conheça os alimentos aliados da longevidade

- Foto: iStock

O estilo de vida possui total relação com a longevidade. Fatores como hábitos alimentares, prática de atividades físicas, relações sociais, ambiente em que a pessoa vive, entre outros, são determinantes para a manutenção da saúde do indivíduo. E se tratando especificamente de da rotina alimentar, existem certos alimentos aliados da longevidade. Está curioso para saber quais são eles? Então, confira a relação elaborada pela nutricionista Cyntia Maureen.

Alimentos aliados da longevidade

Espinafre

É fonte de ferro e de ácido fólico, essencial para prevenir anemia e alguns tipos de câncer. “Além disso, evita a sensação de fraqueza e desânimo, possui atuação contra doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de contração do Alzheimer”, explica a nutricionista.

Maçã

A maçã conta com uma quantidade considerável de minerais que ajudam no controle das taxas de colesterol no sangue. “É, portanto, uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Possui, ainda, uma propriedade adstringente excelente para evitar problemas do sistema nervoso. A maçã atua também no controle dos níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de diabetes”.

Pimenta

O consumo regular de pimenta está associado a uma longevidade maior e a uma redução no risco de desenvolver câncer, doenças coronianas (nos principais vasos sanguíneos do coração) ou respiratórias.

Soja

Acrescentar soja à dieta diminui significativamente os níveis de colesterol e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “Isso se dá porque a soja é fonte de isoflavonas e isoflavonoides, substâncias que atuam como antioxidantes e auxiliam na redução da taxa do colesterol ruim (LDL) e na prevenção do surgimento das doenças cardiovasculares”, explica a profissional.

Tomate

Além de fortalecer o sistema imunológico, o tomate é rico em licopeno. “A substância neutraliza os radicais livres, tem propriedades anticancerígenas, especialmente contra o câncer de próstata. O fato de o tomate ser rico em vitaminas A, C, B6, cálcio e fósforo, também contribui no combate do envelhecimento”, afirma Cyntia.

Uva

A fruta, que é fonte de vitaminas A, B6 e C, melhora a circulação sanguínea, protege o coração de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade do organismo e, por tais motivos, traz longevidade. “Os benefícios gerados por ela se dão muito por conta de uma substância que está presente na composição da mesma: o resveratrol, que é encontrado, principalmente, na casca e na semente da uva”.
Além do resveratrol, a nutricionista revela que uva possui uma grande quantidade de arginina, um aminoácido que auxilia no controle da pressão arterial, pois dilata as artérias. “O sistema intestinal também se mantêm regulado por conta da glutamina, substância que também protege o corpo de várias doenças”.

Consultoria: Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom

Agora que você conhece os alimentos aliados da longevidade, receba dicas de emagrecimento saudável, saúde e bem-estar! Acesse o Programa Viva Leve e saiba mais.

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência