Alimentos: veja quais podem adoçar a sua vida sem prejuízos!

Quer substituir o açúcar? Sabia que existe uma variedade de alimentos que também podem adoçar seu prato? Confira algumas dicas!

- Foto Shutterstock.com

O açúcar refinado não é apenas o grande vilão da dieta, mas também da saúde. Pesquisas mostram que o consumo dele pode causar nervosismo, agravar a TPM, problemas de pele, cansaço físico, problemas de digestão, enfraquecimento do sistema imunológico, além de doenças graves como obesidade. Já os adoçantes artificiais contêm substâncias que causam inflamações no corpo, resultando em um aumento do cortisol, hormônio ligado ao estresse e à ansiedade. Se você aprecia o gostinho adocicado nas receitas do dia a dia, selecionamos alguns alimentos que podem vir a calhar!

 

canela em pó

Foto: iStock.com/Getty Images

Canela

Poderoso termogênico, além de dar mais sabor ao cafezinho, ela favorece a queima de calorias e garante mais saciedade. Quando incluída no cardápio, melhora o controle glicêmico e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

Leite de amêndoas

Por ser uma bebida leve e saborosa, de textura cremosa e com sabor levemente adocicado, pode ser utilizada em receitas de bolos, caldos e vitaminas sem deixar sabor residual.

Baunilha

Seu aroma adocicado aguça o paladar e pode ser usado nas mais variadas receitas, além de iogurtes e smoothies. Prefira a fava ou o extrato natural de baunilha.

 

Garrafa de óleo de coco, coco

Foto: Shutterstock.com

Coco ralado, água e óleo de coco

O coco ralado fresco possui vários nutrientes e pode ser adicionado a chás e sucos na hora do preparo: uma colher de chá basta. Já a água de coco pode substituir a água mineral para fazer sucos. O óleo de coco pode servir no preparo de alimentos cozidos, no tempero de saladas ou misturado a smoothies e iogurtes.

Estévia

Sem calorias, trata-se de um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana, nativa da América do Sul. “Exceder-se na dose corre o risco de que os alimentos fiquem muito doces e com um toque amargo, por causa do produto dos componentes da planta”, afirma a nutricionista da Venutri Isabel Andrade. Prefira os que não possuam aditivos com esteviosídios.

 

Garrafas de mel, colher de madeira, folhas

Foto: Shutterstock.com

 

Mel

Tem poder adoçante duas vezes superior ao do açúcar. Possui ação anti-inflamatória e propriedades pré-bióticas. “É uma ótima opção para acompanhar cereais e até bebidas, de sucos a cafés, além de dar um toque a mais em pratos salgados”, garante Isabel Andrade.

Texto Redação Alto Astral

Leia também: 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência