5 melhores alimentos contra a prisão de ventre

Os problemas intestinais podem ser resolvidos apenas com mudanças na alimentação. Saiba mais sobre os melhores alimentos contra a prisão de ventre!

None
As frutas são ótimos exemplos de alimentos que acabam com a prisão de ventre de uma maneira saudável e saborosa. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 13:05
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dias sem ir ao banheiro, inchaço, mal-estar… Caso você se identifique com esses sintomas, pode ser que sofra com a prisão de ventre. “O intestino preso provoca acúmulo de fezes que ficam por mais tempo em contato com a mucosa intestinal, causando microlesões na parede interna do órgão e produzindo substâncias tóxicas que podem aumentar a chance de aparecimento de diversas doenças”, conta Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo. Apesar das possíveis complicações, esse problema pode ser combatido de maneira simples e eficaz: por meio da alimentação. Então, que tal conhecer os melhores alimentos contra a prisão de ventre que não podem ficar de fora do cardápio de quem sofre com o problema?

Saiba quais alimentos que acabam com a prisão de ventre

As frutas são ótimos exemplos de alimentos que acabam com a prisão de ventre de uma maneira saudável e saborosa. FOTO: iStock.com/Getty Images

1. Mamão

Ao se falar em intestino preso, a maioria das pessoas logo pensa no mamão, mostrando que ele foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para esse problema. Essa fruta apresenta papaína, uma enzima que é capaz de facilitar a digestão e, quando é ingerida em jejum, também é eficaz contra o diabetes. Além disso, o mamão ajuda a tratar de doenças respiratórias, calos, feridas, anemia e verminoses.

2. Abacaxi

A fruta auxilia na digestão devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que sintetizam proteínas, facilitando o processo digestivo). O abacaxi também apresenta grandes quantidades de potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, C, B1 e D..

3. Ameixa

Ela melhora o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e, de quebra, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. O sorbitol encontrado em sua composição, quando aliado às fibras, absorve mais água do organismo, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

4. Manga

Devido ao alto teor de fibras, essa fruta aumenta a saciedade e promove menor absorção de gorduras e açúcares da dieta, além de amenizar a prisão de ventre. A manga é fonte de cobre e ferro, minerais que previnem a anemia, tem magnésio e potássio, que são importantes para evitar câimbras, regular a pressão arterial e prevenir problemas cardíacos e possui o zinco, substância que evita problemas de pele e atua auxiliando a fertilidade.

5. Uva

O consumo dessa fruta também auxilia o trânsito intestinal, uma vez que possui ação laxativa e diurética. Além disso, a uva também é uma importante aliada do coração, protegendo o órgão contra infartos – já que regula as taxas de colesterol no sangue. E, por conter flavonoides em sua composição, também previne o surgimento dos radicais livres.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo; Carolina Marques, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.