Alimentação para corredores: saiba o que consumir antes e depois da prova!

Dúvidas na hora de comer e se preparar para as provas? Saiba qual é a indicação de alimentação para corredores antes e depois das provas!

None
Aumente seu rendimento com as dicas de alimentação para corredores a seguir! FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/11/2017 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para garantir um bom desempenho e manter a saúde em qualquer atividade física, a boa alimentação é fundamental. Trouxemos algumas dicas de alimentação para corredores que farão toda a diferença para quem quer melhorar o seu desempenho durante as provas. Quer saber como potencializar seus resultados? Confira!

No começo

Os cereais integrais são ótimas opções de carboidratos complexos FOTO: Shutterstock.com

Antes de começar a prática, o recomendado é apostar nos carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem digeridos e fornecem energia ao longo da corrida. Algumas opções: grãos integrais como granola, pães integrais, cereal, sanduíche de queijo branco, frutas e sucos naturais. Se hidratar também é importante para aliviar o cansaço e a ingestão excessiva de líquidos durante a prática, cerca de 500ml uma hora antes do início da prova. Uma outra dica é beber 200ml de água nos postos de hidratação, assim, é possível manter os níveis corretos de água do organismo. Segundo o nutricionista Luis Meirelles, “Os carboidratos garantem energia para os exercícios, saciedade e evitam a perda de massa muscular durante os exercícios.”

Após a linha de chegada…

O frango possui baixa quantidade de gordura e bastante proteína, sendo ideal para consumir após as práticas esportivas. FOTO: Shutterstock.com

… Luis recomenda que a alimentação seja focada totalmente na recuperação muscular, de preferência com proteínas magras e saudáveis. Aposte em ovos, carne branca, queijos pouco gordurosos e em grãos como feijão, grão-de-bico e lentilha. A presença de cortisol na corrente sanguínea após os exercícios pode prejudicar a queima de gorduras e aumentar a quantidade de açúcar no sangue. Por isso, evite a ingestão de gorduras e de alimentos ricos em açúcar, principalmente os industrializados. Procure se hidratar de maneira lenta e consuma cerca de 600ml por hora após a corrida, não ultrapassando os 3,5l diários.


Produtos muito gordurosos e alimentos compostos de carboidratos simples, como açúcar e doces em geral, devem ser evitados tanto antes quanto depois


Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luis Meirelles, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.