Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. No entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro.
- Foto: Shutterstock

Existe relação entre a alimentação e o funcionamento da memória?

Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. No entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro.

[PAGE TITLE]

Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. No entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro, como explica o médico Marcelo Katayama: “Situações como deficiência de tiamina ou iodo geram condições patológicas que influenciam a memória e intoxicações por componentes como o mercúrio, por exemplo, causam o mesmo efeito”.

médico, cérebro, azul, funcionamento

Foto: Shutterstock

O médico ainda conta que há estudos recentes sobre o impacto de dietas específicas na memória e funções cognitivas que mostram que certas substâncias, como resveratrol (presente na uva), ácidos graxos poliinsaturados (presentes nos peixes e no azeite), entre outros, colaboram com o bom funcionamento do cérebro. Também há indícios de que dietas ricas em carboidratos simples (farinha e arroz branco) e gordura saturada podem aumentar a propensão à demência e Alzheimer. Katayama explica que há muito o que ser desenvolvido na área da alimentação relacionada às funções cognitivas, pois muitos estudos são feitos e apresentam resultados contraditórios, mas, em geral, uma alimentação balanceada contribui para o bom funcionamento da memória.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias:  Marcelo Katayama, médico cirurgião, terapeuta e instrutor de treinamentos do Núcleo Ser

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Os neurônios e as conexões possíveis na mente humana podem chegar a dezenas de bilhões, o que nos faz pensar no limite do cérebro para armazenar dados.

Estilo de vida

O sistema de recompensa no cérebro é fundamental para o ser humano. Porém, se descontrolado, pode gerar um vício em relação ao prazer

Estilo de vida

A capacidade de lembrar demais de detalhes sem importância é vista como prejudicial e tem nome: síndrome da hipermemória.

Estilo de vida

As performances de superatletas deixam qualquer um de queixo caído. No entanto, o cérebro desses esportistas possui alguma diferença?

Entretenimento

Será que é possível falar com espíritos por meio do Ouija? Conheça as origens e explicações do tabuleiro que arrepia qualquer um

Estilo de vida

Qual a importância da Bíblia? E a diferença entre o Novo e o Velho Testamento? Conheça a história por trás do livro mais importante para os cristãos!

Estilo de vida

Leia e conheça o que os livros mais conhecidos do Novo Testamento tem a dizer aos seus fiéis sobre 4 temas de extrema importância!

Estilo de vida

Técnicas relaxantes, como a massagem, meditação e exercícios de respiração podem acalmar a mente e melhorar sua noite de sono.