Boa alimentação e exercícios físicos são essenciais para uma gravidez saudável!

Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício contribuem para uma boa gravidez. Saiba que alimentos escolher e que comportamentos adotar

None
Foto: iStock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2017 às 10:13
Atualizado às 13:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você está esperando um bebê linda e sorridente, saiba que não é necessário, como várias futuras mamães pensam, comer em dobro. Pelo contrário, você pode consumir, no máximo, até 300 calorias a mais que quando não estava grávida e, de preferência, que venham de alimentos vitamínicos para que o seu bebê nasça saudável. As atividades físicas também dever fazer parte da rotina para que a sua gravidez e o pós-parto sejam saudáveis. Veja as dicas!

Quantos quilos posso engordar durante a gravidez?

Caso você esteja com o peso ideal, pode engordar entre 11 e 16 quilos, mas se estiver com alguns quilinhos a mais, não exagere, pois poderá ganhar entre 7 e 11 quilos. E se estiver muito magrinha, entre 12 e 18 quilos é o ideal para que a sua criança nasça forte e saudável. Porém, se está grávida de gêmeos, é natural que engorde um pouco mais que o recomendado. Contudo, sempre peça a orientação do seu obstetra para ter certeza quanto aos seus números.

Que alimentos devo comer?

Para que você e o seu bebê tenham uma gestação sem problemas, é preciso ingerir alimentos saudáveis e nutritivos, dos quais a criança também se alimentará. Sendo assim, abasteça sua despensa com alimentos ricos em cálcio, mineral importantíssimo para a boa formação dos ossos do seu filho e para a sua própria estrutura óssea. Para isso, coma muita couve, laticínios, gergelim e semente de linhaça. A vitamina D encontrada em alimentos como fígado, salmão, sardinha e atum também é essencial na gravidez. Para não sofrer de anemia, alimentos ricos em ferro como o fígado, a gema do ovo, as frutas secas, os miúdos, as carnes vermelhas e as verduras verde-escuras são muito importantes. Já a vitamina C das frutas cítricas e dos vegetais folhosos te protegerão de gripes e ainda ajudarão na absorção do ferro. Na gravidez, o intestino geralmente fica mais lento e, por isso, você deve aumentar a ingestão de fibras. Elas estão nas verduras, nas frutas e nos alimentos integrais. Por fim, beba de 2 a 3 litros de águapor dia.

O que deve ser evitado

Para que você nem seu filho sofram com a má-alimentação, evite carnes cruas ou mal cozidas, refrigerantes, chá-mate e preto. Abuse das infusões de ervas calmantes, mesmo durante a amamentação. Adoçantes com aspartame, álcool, café, sacarose além de doces e sal em excesso também devem passar longe da despensa.

Ganho de peso em excesso na gravidez

Se você ganhar mais peso que o necessário durante a gestação, pode correr o risco de sofrer de diabetes gestacional e hipertensão arterial. Isso poderá ocasionar o parto prematuro e perigos para o seu bebê. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu obstetra.

Posso me exercitar durante a gravidez?

Pode (e deve!). No entanto, nem todas as atividades físicas são recomendadas para as futuras mamães. Pratique exercícios leves como caminhadas, danças, ioga ou natação.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.