ESTILO DE VIDA

Comida de passarinho: como deve ser a alimentação das aves?

As aves não devem ingerir somente sementes: elas também devem ter uma alimentação equilibrada para permanecerem saudáveis. Confira!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 19:21
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alteração na plumagem, infecções, baixo ou alto peso, doenças respiratórias: esses são os problemas que aves de cativeiro apresentam por causa do desequilíbrio nutricional. Muita gente, ao adquirir um pássaro para criar, desconhece suas necessidades alimentares e recorre ao que parece mais fácil: as sementes, como as de girassol. A veterinária Angélika Sharom explica que o excesso de sementes pode prejudicar a saúde. “O exagero provoca tumores, principalmente de fígado e ovário. Elas ainda podem conter fungos, além de serem desbalanceadas nutricionalmente”.

calopsita

Foto iStock.com/Getty Images

O que oferecer?

80% da alimentação deve ser composta de ração e 20% de frutas, legumes ou verduras”, responde a especialista. Como cada espécie necessita de uma ração, o ideal é consultar o veterinário, que também pode indicar os vegetais que complementarão a dieta. As aves de cativeiro possuem necessidades diferentes das que vivem soltas na natureza, já que têm outros hábitos e menor gasto de energia.

tabela com alimentos que podem ser oferecidos às aves

Imagem Editora Alto Astral

Saiba mais:

5 bichos que são os maiores “ladrões” da natureza

Você sabe a melhor maneira de alimentar seu pet?

Saiba como os animais conversam entre si

Pássaros menores

Aves menores, como canários e curiós, também devem se alimentar de ração, mas as sementes (como alpiste e painço) podem ser oferecidas todos os dias, já que possuem metabolismo diferente. “Deve-se administrar as sementes sempre ao final da tarde, entre 16h e 18h. De manhã, é preciso removê-las do comedouro e oferecer rações”, ensina a veterinária.

Consultoria Angélika Sharom, veterinária especialista em aves e homeopatia veterinária